Transtorno psicótico breve

Transtorno psicótico breve (TPB) ou psicose é um quadro agudo e transitório de curta duração, que pode durar, de um dia, até um mês.

Um fator estressante geralmente é associado à essa mudança de estado anormal.

 Durante esse período em que o transtorno psicótico breve está em evidência, a pessoa pode experimentar sintomas como alucinações, delírios, pensamento e fala desorganizada e também comportamento agressivo. Em caso de necessidade, a internação involuntária deve ser levada em consideração para o bem estar do paciente e das pessoas que convivem com ele;

Sendo o comportamento agressivo o mais grave sintoma, pois o paciente se coloca em risco e também as pessoas que estão ao seu redor, como familiares e amigos, sendo necessário em caso de comportamento agressivo, a internação em clínica de recuperação em Limeira, a intervenção e medicação imediata feita por médicos especialistas precisam ser rápidas.

Embora 0  transtorno psicótico breve seja um transtorno de curta duração, pode ser muito perturbador para a pessoa que o experimenta e para aqueles ao seu redor.

Com certeza devemos explorar mais a fundo o que é o transtorno psicótico breve (TPB), o que é psicose, seus sintomas, causas e tratamentos.

O que são os sintomas psicóticos

O transtorno psicótico breve é caracterizado pela presença de pelo menos um dos seguintes sintomas:

  • Alucinações: ver, ouvir, sentir, cheirar ou saborear coisas que não existem na realidade.
                                     
  • Delírios: crenças falsas que não são suportadas por evidências.

  • Pensamento desorganizado: dificuldade em organizar pensamentos ou falar coerentemente. 

  • Comportamento incomum: comportamentos estranhos ou fora do comum. 
                                        

Esses sintomas de transtorno psicótico breve geralmente aparecem de repente e podem durar de alguns dias a algumas semanas. É preciso buscar ajuda de clínica de recuperação em Sorocaba o quanto antes.

A pessoa que está nesse estado de transtorno psicótico breve tem comprometimento em se alimentar corretamente, usar da higiene pessoal, ou até mesmo se comunicar de forma clara, tendo alucinações ou fala de difícil compreensão, e as crises mais intensas podem ser assustadores, perigosas e traumatizantes para a pessoa que os experimenta e para as pessoas que estão ao seu lado.

Causas do transtorno psicótico breve

As causas exatas do transtorno psicótico breve ainda são desconhecidas. No entanto, avançados estudos chegaram a apontar algumas particularidades em pessoas que sofreram ou sofrem desse transtorno.

Alguns dados que pesquisadores analisando pacientes que foram internados em clínicas de tratamento, casas de repousos ou instituições filantrópicas dão exemplos mais comuns dos casos de transtorno psicótico breve (TPB):

  • É mais comum em mulheres. Entenda sobre o tratamento feminino.

  • Tem pico de incidência entre os 20 e 30 anos de idade.

  • É mais frequente entre a população de classe mais baixa

O histórico familiar de transtornos mentais ou drogas na família pode ser uma das causas para aumentar consideravelmente o risco de desenvolver transtorno psicótico breve.

Além disso, o uso de drogas, medicações e álcool pode desencadear sintomas psicóticos em algumas pessoas.

Dentre os principais fatores de diagnóstico se incluem:

  • Estresse e trauma recentes
  • Gravida ou até de 4 semanas pós parto
  • Idade superior a 18 anos
  • Evento estressante
  • Histórico familiar de transtornos mentais

Tratamento para o transtorno psicótico breve

Geralmente o tratamento do transtorno psicótico breve se inicia no ambiente de urgência e emergência, momento em que o paciente se encontra em crise psicótica.

O médico responsável pelo atendimento deve brevemente fazer o diagnóstico dos sintomas apresentados e o nível de periculosidade que o paciente e crise apresenta no momento para si mesmo e para as pessoas próximas, por fim, a necessidade de fazer internação involuntária em uma clinica de recuperação em Sumaré de confiança.

Para o adequado tratamento é preciso encontrar possíveis causas do transtorno psicótico breve como epilepsia, uso de substancias psicoativas e Trauma cranioencefálico (TCE).

O tratamento para o transtorno psicótico breve geralmente envolve uma combinação de acompanhamento médico individual, aplicação de medicamentos e psicoterapia.

Os medicamentos antipsicóticos são geralmente prescritos para ajudar a reduzir os sintomas da crise psicótica e vão diminuindo conforme o tratamento avança e o paciente responda bem ao a tratamento do transtorno psicótico

Os medicamentos são ministrados para ajudar a reduzir as alucinações, delírios e pensamentos desorganizados.

No entanto, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais significativos, como sonolência, ganho de peso e tremores constantes.

Os medicamentos mais usado para conter o surto psicótico são:

  • Tioridazina
  • Haloperidol
  • Olanzapina
  • Risperidona
  • Ziprasidona
  • Prometazina

A psicoterapia pode ajudar a pessoa a lidar com os sintomas psicóticos e a entender melhor o que está acontecendo.

A terapia pode ser individual ou em grupo e pode incluir 3 etapas fundamentais para o tratamento do quadro psicótico, terapia cognitivo-comportamental, e psicoeducação e terapia familiar:

  1. Terapia cognitivo comportamental: Tem como foco modificar os comportamentos, procurar e encontrar respostas para a psicose.                                                                  
  2. Psicoeducação: Aprender sobre a saúde mental que serve de base para dar o apoio e a autonomia que o paciente precisa.                                                                                
  3. Terapia familiar: Os familiares do paciente recebem conselhos psicológicos para aprender a ter uma abordagem correta durante uma crise psicótica e a ter uma comunicação e atitudes mais eficazes.                                

A terapia familiar e o apoio dos amigos da pessoa desenvolvem um papel de extrema importância no tratamento.

A família que é o círculo íntimo do paciente e os amigos que formar o círculo social do paciente podem oferecer apoio emocional, ajuda o paciente a aderir a internação voluntária, incentivar a adesão ao tratamento, acompanhar a evolução do tratamento, fazendo visitas na clínica de recuperação em São Bernardo do Campo e ajudando a pessoa a lidar com as consequências do transtorno.

Remédios para transtorno psicótico breve

O transtorno psicótico breve é um transtorno mental grave que pode ser muito perturbador para a pessoa que o experimenta e para aqueles ao seu redor.

A aplicação dos remédios ajuda a diminuir a crise, parar possíveis espasmos musculares e reduzir os batimentos cardíacos.

Fazendo com que em torno de 10 à 30 minutos o paciente melhore os sintomas da crise psicótica.

O tratamento com remédio para o transtorno psicótico breve pode ser autolimitada, fazendo com que o tratamento dure aproximadamente um mês.

Em outros casos cujos sintomas são mais graves e acentuados, requerem internação e uma análise mais aprofundada sobre o caso e a saúde mental e física do paciente que sofre de problemas psicológicos.

Em casos mais graves é recomendado uma internação de até 3 meses inicialmente para cesse completamente os sintomas do transtornos psicóticos e para que se acompanhe de perto e com profissionais qualificados uma possível recaída do paciente.

A internação de um paciente com quadro de surto psicótico para o tratamento adequando é importante e pode ser feita das seguintes maneiras:

  • Internação voluntária – O paciente toma ciência do seu caso e decide por vontade própria se internar para dar inicio ao tratamento adequado em uma clinica de reabilitação.
                                                                   
  • Internação involuntária: Indicada por um médico, sem precisar de autorização judicial. Pode ser feita pela junta médica que atendeu o paciente e tomou ciência da gravidade ou pelos familiares que sabem o estado do paciente e procuram a internação.

  • Internação compulsória: É feita por um juiz competente após a pericia médica ou a leitura do laudo psiquiátrico , indicando a impossibilidade da pessoa tomar decisões adequadas para cuidar de si mesma e que pode apresentar danos a si próprio ou a sociedade.

transtorno-psicotico-breve

Tipos de surtos psicóticos

Os surtos psicóticos são diferentes. O médico através de exames pode especificar o tipo de surto psicótico que o paciente experimenta, desde casos mais leve até casos mais graves, sendo os primeiros mais fáceis e rápidos de serem tratados, como os segundos casos necessitando de maiores cuidados e consequentemente, tempo maior para que o tratamento seja positivo para o paciente.

São 3 os surtos psicóticos mais comuns:

  1. Surtos psicóticos do transtorno bipolar: Esse transtorno pode fazer com que o paciente experimente o estado psicótico. Um fato importante apontado por médicos especializados em transtorno psicótico é que o paciente diagnosticado com bipolaridade tem pensamentos suicidas. Sendo o sintoma suicida a mais clara razão para que se faça a internação involuntária em uma clínica de recuperação em Sorocaba para o bem estar do paciente.

  2. Abuso de substância: O consumo excessivo de drogas ou casos de alcoolismo podem levar ao estado psicótico e quadros de psicose. Uso prolongado de substâncias que alteram o estado mental pode levar a crises psicóticas, assim como o uso de prolongado de bebidas alcoólicas que vai causando prejuízos físicos e mentais.

  3. Catatonia: É uma síndrome que o paciente entra em um completo estado de imobilidade ou excitação motora. Sendo o caso mais comum de catatonia o que o paciente permanece em estado de pura absoluta rigidez imóvel.

Se você ou alguém que você conhece está experimentando sintomas psicóticos, como sinais de esquecimento o afastamento repentino dos familiares e de amigos, mania de perseguição, alteração profunda no ciclo do sono (trocando a noite pelo dia), mudança extrema de personalidade juntamente com a mudança de humor, e principalmente a agressividade, é importante procurar ajuda profissional imediatamente.

Em casos de urgência médica deve se entrar em contato com o serviço de resgate do hospital público mais próximo ou outro serviço de remoção de urgência, principalmente se o paciente estiver colocando em risco a sua própria vida ou a de pessoas próximas a ele.

 De todo modo, é muito importante que o profissional de saúde que fará o acompanhamento do paciente saiba avaliar o caso, indique as consequências do surto, a fim de compreender os sintomas e suas particularidades, descubra as potenciais causas e outras especificidades da vida do paciente que tornaram a psicose presente.

A saúde psiquiátrica tem que ser levada a sério, são inúmeros os casos que terminam em tragédia envolvendo pessoas com problemas psiquiátricos ou em crise de transtorno psicótico, infelizmente casos de suicídio e assassinatos acontecem com certa frequência.

O transtorno pode começar de forma leve e branda, mas em pouco tempo ou inesperadamente atingir uma situação bem grave.

O quanto antes o paciente for diagnosticado e o tratamento tiver início, a redução de tempo e o impacto positivo com certeza serão melhores e mais satisfatórios.

Lembre-se de que o tratamento do transtorno psicótico breve pode ser desafiador e pode exigir tempo e paciência.

Mas com o apoio da parte médica e da parte familiar e social do paciente e também tratamento adequado em uma clínica de reabilitação de credibilidade, é possível superar os sintomas e tratar as causas do surto psicótico, assim voltando a normalidade da vida, não oferecendo perigo para a sociedade, não atentando contra a própria vida e com boa saúde mental.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.