Drogas: Problemas do mundo atual

As drogas representam um dos principais problemas do mundo atual, e um estudo feito pelas Nações Unidas mostrou que 35 milhões de pessoas no mundo sofrem de problemas ligados ao uso de drogas. Segundo a mesma pesquisa, apenas uma pessoa em 7 recebe tratamento. Dessa forma, o uso de drogas é considerado um “problema social”, que deve suscitar a intervenção dos poderes públicos. Para você entender melhor porque as drogas fazem parte dos problemas do mundo atual e o que vem sendo feito, continue a leitura e saiba mais!

Drogas: problemas do mundo atual

As drogas são um dos principais problemas do mundo atual e cada país precisa ter consciência do uso de sua população para tentar remediar de alguma forma o consumo desenfreado. Para superar as dependências, é necessário um compromisso sinérgico, como implementação de programas sociais orientados para a saúde, apoio familiar e, sobretudo, educação. Um relatório divulgado pelas Nações Unidas mostrou que em 2020, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas em todo o mundo, enquanto mais de 36 milhões de pessoas sofreram de transtornos devido ao ato. Os dados são realmente alarmantes e considerando que um dos maiores problemas do mundo atual são as drogas, torna-se urgente a implementação de programas de prevenção. Nesse sentido, é de extrema importância aumentar a conscientização pública, a fim de que o máximo possível de pessoas tenha acesso a informações certas, ou seja, ter conhecimento sobre prevenção e todos os riscos que envolvem o uso de drogas.

Por que as drogas são um dos problemas do mundo atual?

Provavelmente você já tem uma ideia, mas por que realmente as drogas são consideradas problemas do mundo atual?
  • Vício: Muitas drogas são altamente viciantes e podem causar dependência física e psicológica. Isso leva a comportamentos compulsivos de busca pela droga, mesmo quando isso causa problemas graves na vida da pessoa;
  • Saúde: As drogas podem acarretar uma variedade de problemas de saúde, incluindo danos ao cérebro, coração, fígado e pulmões. O uso prolongado também pode aumentar o risco de doenças mentais, como ansiedade e depressão;
  • Criminalidade: O tráfico de drogas é uma atividade criminosa que pode levar a violência e crime organizado. Além disso, muitas pessoas que usam drogas acabam recorrendo a comportamentos ilegais, como furto e roubo, para financiar seu vício;
  • Famílias: O vício em drogas pode afetar não apenas a pessoa que usa a droga, mas também sua família e amigos próximos. Muitas vezes, as pessoas que usam drogas acabam afastando-se de seus entes queridos e prejudicando relacionamentos importantes;
  • Economia: O abuso de drogas pode ter um impacto significativo na economia, incluindo custos relacionados à saúde e à justiça criminal, bem como perda de produtividade no trabalho.
Portanto, as drogas são um dos problemas do mundo atual porque têm o potencial de causar danos físicos e mentais, aumentar a criminalidade e prejudicar a economia. Além disso, o vício em drogas pode afetar significativamente a vida das pessoas e suas famílias.

O aumento da dependência química no mundo

Segundo o relatório divulgado pelas Nações Unidas, o número de dependentes aumentou cerca de 26% em 10 anos. E é justamente por isso que as drogas estão entre os problemas do mundo atual mais preocupantes. O estudo especifica que os jovens consomem mais drogas, com níveis de consumo hoje mais elevados em diversos países. A mesma constatação do lado das mulheres que, embora permaneçam minoria entre os dependentes no mundo, representam em torno de 45 a 95% de consumidores de anfetaminas, de estimulantes e opioides farmacêuticos, sedativos e tranquilizantes. Entre as drogas mais consumidas, a maconha ocupa o primeiro lugar, seguida pela cocaína, ecstasy e anfetaminas. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. O número mostra um aumento de 12,4% em relação a 2020, ano com 356 mil registros. Em relação à faixa etária, o maior número de atendimentos ficou entre 25 e 29 anos, que somaram 303,7 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos (49,4 mil) e, posteriormente, daqueles com 60 ou mais (38,4 mil). Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior que o feminino. Esses valores estão considerando apenas o SUS e não o tratamento em clínicas de reabilitação em todo o país, como os atendimentos em uma clínica de recuperação sp e em outras cidades. Entre os atendimentos realizados, o uso abusivo do álcool foi o mais recorrente, chegando a 159,6 mil, em todos os níveis de atenção, comparando com 125 mil em 2020. Em seguida, vêm os transtornos mentais e comportamentais por uso de cocaína (31,9 mil) e fumo (18,8 mil). Opiáceos, canabióides, sedativos e hipnóticos, alucinógenos, solventes voláteis e estimulantes (incluindo a cafeína) também fazem parte do levantamento, com números menores de registros. Por fim, o uso de múltiplas drogas e de outras substâncias psicoativas não listadas individualmente somam 151,3 mil atendimentos. Todos esses dados só confirmam porque as drogas representam um dos maiores problemas do mundo atual, especialmente porque esses números estão relacionados aos atendimentos e não aos dependentes químicos.

Como prevenir e combater o uso abusivo de álcool e drogas?

De acordo com a Política Nacional sobre Drogas, por se tratar de uma situação complexa e multifatorial, não existe uma resposta única. As estratégias envolvem, principalmente, ações de redução da demanda, como prevenção, manutenção da abstinência, promoção à saúde, cuidado, tratamento, acolhimento, suporte social, bem como redução dos riscos, danos sociais e reinserção social. Além da questão da saúde, também é importante ressaltar a importância de ações de segurança pública, de defesa, além do combate ao tráfico de drogas, à lavagem de dinheiro e crimes associados. Portanto, os problemas do mundo atual, mais especificamente das drogas, ainda são um desafio e merecem uma atenção especial por parte dos poderes públicos.

Conclusão

Não tem como negar que as drogas constituem um dos principais problemas do mundo atual, e os números relatados acima só comprovam a gravidade. E a situação ainda fica mais preocupante ao considerar que muitas pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias não procuram os serviços de saúde por fatores diversos, como o estigma e a falta de informação.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.