Conheça as drogas mais consumidas no Brasil

Se todas as pessoas soubessem quais as drogas mais consumidas no Brasil e seus efeitos, poderiam tomar medidas preventivas desde cedo. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou dados alarmantes, particularmente com o consumo de drogas cada vez mais cedo por jovens e adolescentes. Daí a importância de obter o máximo de informações sobre como anda o consumo de drogas no Brasil, e se possível, educar as crianças sobre seus principais malefícios. Se você ficou curioso sobre quais são as drogas mais consumidas no Brasil, vale a pena continuar a leitura e descobrir!

Quais as drogas mais consumidas no Brasil?

Para mostrar quais as drogas mais consumidas no Brasil, nos baseamos em uma pesquisa realizada pela Fiocruz, que entrevistou cerca de 17 mil pessoas entre 12 e 65 anos. Essa pesquisa foi feita em 2015, com o objetivo de estimar e avaliar os parâmetros epidemiológicos do uso de drogas, sendo o levantamento mais completo sobre drogas já realizados. Vale mencionar que ao longo das entrevistas, foram feitas perguntas quanto ao uso, abuso e dependência de diversas substâncias. Portanto, confira o resultado sobre as drogas mais consumidas no Brasil:

Álcool

O álcool ocupa o primeiro lugar do ranking, e o motivo é muito simples: o álcool é uma droga lícita e de fácil acesso. É comum o consumo de bebidas alcoólicas em comemorações, festas ou até em reuniões entre amigos. Só para você ter uma ideia, entre os entrevistados, foi relatado que pelo menos uma vez alguém já consumiu álcool, na idade entre 12 e 65 anos. E o pior de tudo é que, entre as pessoas que fazem uso de álcool, aproximadamente 2,3 milhões delas atendem aos critérios que definem um quadro de alcoolismo.

Tabaco

Atrás do álcool, encontramos o tabaco, isto é, o cigarro, entre as drogas mais consumidas no Brasil. Assim  como o álcool, o cigarro é de livre acesso e legalizado, o que mostra seu alto consumo. Contudo, de uns anos para cá, houve uma redução considerável do uso do cigarro, muito em razão de campanhas de conscientização. Embora essa redução, por outro lado, houve um aumento do uso de cigarros eletrônicos, que vale dizer que são proibidos no país.

Maconha

Falando agora entre as drogas ilícitas mais consumidas, está a maconha. De acordo com a pesquisa, em torno de 7,7% de pessoas entre 12 e 65 anos, já experimentaram pelo menos uma vez a maconha.

Medicamentos sem prescrição médica

Os medicamentos sem prescrição médica também estão na lista das drogas mais consumidas no Brasil. A pesquisa relata que cerca de 1% da população já fez uso de medicamentos sem prescrição médica ou mesmo em doses diferentes daquelas recomendadas pelo médico, particularmente os analgésicos opiáceos e tranquilizantes benzodiazepínicos. Ao contrário do que muitos pensam, determinados remédios viciam e causam problemas muito sérios à saúde, e em alguns casos, sendo até necessária a internação em uma clínica de recuperação sp.

Cocaína

A segunda droga ilícita mais consumida é a cocaína em pó: 3,1% já consumiram a substância. Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 0,3% dos entrevistados afirmaram ter feito uso da droga. É importante incluir aqui o crack, onde 1,4 milhão de pessoas entre 12 e 65 anos relataram ter feito uso de crack e similares alguma vez na vida. Isso corresponde a 0,9% da população de pesquisa, com um diferencial pronunciado entre homens (1,4%) e mulheres (0,4%). Agora, a própria pesquisa destaca que é necessário ter uma certa cautela quanto a esses números, uma vez que não foram consideradas, por exemplo, pessoas que vivem em abrigos ou presídios. Por fim, mesmo a pesquisa tendo revelado as drogas mais consumidas no Brasil, um outro fato interessante foi identificado. Para grande parte dos brasileiros, o crack representa muito mais risco do que o álcool, porém, segundo a Organização Mundial de Saúde, o álcool é a substância que causa mais danos à saúde, por consequência, leva à morte. Vale destacar que essa pesquisa foi realizada em 2015, e muitas coisas mudaram de lá para cá, até mesmo com o surgimento de novas drogas, como as balas sintéticas, por exemplo.

Por que os jovens consomem drogas cada vez mais cedo?

A partir dessa pesquisa sobre as drogas mais consumidas no Brasil, muitos pais se perguntam por que os jovens estão fazendo uso de drogas cada vez mais cedo. Na verdade, existem diversos motivos pelos quais os jovens usam a droga, no entanto, as razões que explicam experimentar por curiosidade não são certamente as mesmas que estão por trás de uma dependência. Quando se consome para fugir de um problema, para lidar com os medos, isso pode se tornar problemático. O álcool ou outras substâncias não resolvem o problema, ao contrário, podem criar! Confira alguns motivos que podem explicar esse consumo cada vez mais precoce:
  • Sentir prazer, e assim, se sentir em melhor forma e com mais energia;
  • Para relaxar e diminuir o estresse;
  • Se afirmar;
  • Para fazer como os outros;
  • Para resolver problemas;
  • Por curiosidade;
  • Para mostrar mais autoconfiança;
  • Viver novas experiências.
O ideal é que os pais estejam sempre atentos e conversem com seus filhos sobre as drogas mais consumidas no Brasil e todos seus malefícios. Manter um diálogo aberto e sincero ajuda muito na prevenção, e assim, limitar o uso de drogas e álcool pelos jovens.

Conclusão

Tendo conhecimento agora sobre as drogas mais consumidas no Brasil, é importante ter em mente que a pesquisa não abrangeu determinados locais, como abrigos e presídios. Sendo assim, os números levantados podem ser ainda mais preocupantes, e por isso que a questão do alcoolismo e dependência química podem ser consideradas uma questão de saúde pública. Além disso, independente do motivo, os jovens estão experimentando cada vez mais cedo, o que os torna mais suscetíveis de se tornarem dependentes quando adultos. Portanto, se você tem notado mudanças de comportamento em um familiar ou amigo, fique atento e se tiver dúvidas se ele está usando algum tipo de substância, o melhor a fazer é conversar com um profissional habilitado.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: https://recuperasp.com/

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.