Diferença entre depressão e ansiedade

Muitos se perguntam qual a diferença entre depressão e ansiedade, inclusive, algumas pessoas confundem muito a ansiedade com a depressão. Embora um pouco parecidas, são duas coisas diferentes e não têm as mesmas consequências para a pessoa que está sofrendo. Vale ressaltar que tanto a depressão quanto a ansiedade são consideradas os dois problemas psicológicos mais frequentes nos indivíduos. Portanto, para esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas sobre a diferença entre depressão e ansiedade, continue a leitura a confira!

Entenda a diferença entre depressão e ansiedade

Para você entender a diferença entre depressão e ansiedade em uma frase: a ansiedade se resume ao medo ou à angústia, enquanto a depressão é associada ao sentimento de profunda tristeza e humor deprimido. No caso da depressão, o indivíduo tem uma tendência a ter pensamentos negativos, não ter vontade de fazer nada e se isolar. A ansiedade e depressão são interligadas e, muitas vezes, a ansiedade pode levar à depressão e a depressão vir acompanhada de ansiedade. Outra diferença entre depressão e ansiedade é em relação ao tempo. Enquanto a pessoa que sofre de ansiedade tem receio dos eventos que acontecerão no futuro, como ocorrer um acidente, de ser atacada e morrer, aquela que é depressiva, é voltada para seu passado. Dessa forma, a pessoa depressiva tem uma tendência a viver no passado e são as emoções ligadas a esses eventos que ocasionam seu sentimento de depressão. Por fim, outra distinção entre ansiedade e depressão é que o indivíduo ansioso tem medo de coisas que não dependem dele, como picadas de abelhas ou tremores de terra. Agora, quem sofre de depressão se sente triste por causa de sentimentos que vêm do seu interior, ou seja, o ponto de partida não é o mesmo. Para ficar tudo mais claro, vamos explicar em detalhes o que é ansiedade e o que é depressão, assim como os principais sintomas.

O que é depressão?

Mesmo sabendo a diferença entre depressão e ansiedade, veja agora mais especificamente o que é depressão. A depressão é uma condição que se caracteriza por sofrimentos mentais incapacitantes, onde a pessoa sente emoções negativas intensas e por um longo período. Quando os sofrimentos persistem por pelo menos 2 semanas e têm impactos negativos no humor, na vida social e familiar, no trabalho, na escola, a depressão é grave. A depressão pode ser sazonal, que ocorre geralmente em uma época do ano, e pode ser crônica, que pode afetar pessoas que sofrem dores crônicas, doenças físicas, mentais, ou mesmo quem tem antecedentes pessoais ou na família. Quanto aos sintomas, eles variam de acordo com as pessoas, mas os principais são:
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Diminuição da libido;
  • Perda de interesse por coisas que gostava de fazer;
  • Pessimismo;
  • Transtornos de sono;
  • Agitação ou fadiga;
  • Culpa;
  • Dificuldade em tomar decisões;
  • Baixa autoestima;
  • Isolamento.

E a ansiedade?

Na verdade, a ansiedade é algo normal que ocorre quando estamos diante do desconhecido, de um perigo, expectativas altas, por exemplo. No entanto, e é aqui que a diferença entre depressão e ansiedade fica mais evidente, é quando essa ansiedade se torna constante e difícil de controlar. A ansiedade afeta a vida cotidiana, levando às vezes ao isolamento e depressão. Quando a ansiedade causa um sofrimento pessoal e deixa a pessoa incapaz de funcionar, ela se torna um transtorno de ansiedade. Existem diversos transtornos de ansiedade e são classificados segundo a causa, a duração e intensidade dos sintomas. Confira alguns dos sintomas de ansiedade:
  • Angústia;
  • Inquietudes;
  • Dúvidas;
  • Ruminações;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Dificuldade para respirar;
  • Sudorese;
  • Fadiga;
  • Tremores;
  • Transtornos de sono.
Portanto, talvez até em razão de alguns sintomas semelhantes é que a diferença entre depressão e ansiedade fica às vezes um pouco confusa.

Como é o diagnóstico e tratamento?

Apesar da diferença entre depressão e ansiedade, os medicamentos utilizados em ambas as condições são semelhantes. De acordo com os sintomas e a gravidade da doença, bons hábitos de vida, psicoterapia, medicamentos ou uma combinação dessas estratégias pode ser utilizada. Vou compartilhar com vocês a minha experiência quando fui diagnosticada com ansiedade e como foi meu tratamento: “Assim que recebi o diagnóstico de depressão, o médico me prescreveu antidepressivos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio bioquímico no cérebro. E cerca de 2 semanas depois, já comecei a me sentir melhor. Juntamente com os antidepressivos, comecei a fazer terapia, mais especificamente a terapia cognitivo comportamental, que me ajudou a mudar a maneira como interagia com o mundo e a interpretar os eventos e reagir. Além disso, passei a praticar técnicas de meditação e relaxamento, e o yoga me ajudou bastante”. O mais importante é saber que os tratamentos são muito eficazes, e não tem porque ficar vivendo em sofrimento. No entanto, se a ansiedade ou depressão estiver associada a um outro problema, como abuso de drogas ou álcool ou doença mental, o tratamento deve ser mais direcionado. Vale mencionar aqui que muitos pacientes submetidos a tratamento para dependência em clínica de recuperação sp podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão, particularmente no período de abstinência. Daí a necessidade de acompanhamento de perto, a fim de aliviar esses sintomas e oferecer ferramentas à pessoa para ter de volta sua vida.

Conclusão

De uma forma bem resumida a diferença entre depressão e ansiedade: A depressão é um sentimento de mal-estar vindo do passado e do interior da pessoa, enquanto a ansiedade é um sentimento de medo em relação com elementos externos que podem ou não ter associação com o futuro. Vale só lembrar que tanto a depressão quanto a ansiedade provocam mudanças na função dos neurotransmissores, em particular a serotonina, ou seja, o déficit em serotonina tem um papel na ansiedade e depressão. Em razão disso, a ansiedade e a depressão compartilham certas consequências e podem ter uma influência uma na outra, e na maioria das vezes, a ansiedade causa a depressão. Portanto, mesmo sabendo a diferença entre depressão e ansiedade, é importante analisar bem o que a pessoa está sentindo e as causas da ansiedade ou depressão, e buscar ajuda profissional o quanto antes.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.