Índice
Toggle
Se você tem um familiar ou amigo com problemas com drogas, provavelmente tem interesse em saber como funciona o tratamento dependência química masculina.
Antes de mais nada, saiba que existem ótimos tratamentos, e o melhor é que geralmente é personalizado, ou seja, direcionado para as necessidades individuais de cada paciente.
No entanto, até por falta de conhecimento, por negação ou mesmo preconceito, as pessoas demoram a procurar ajuda, o que só agrava o quadro.
Portanto, para tirar todas as suas dúvidas sobre tratamento dependência química masculina, vale a pena continuar a leitura e conferir!
O que é dependência química?
Antes de explicarmos em detalhes o tratamento dependência química masculina, é importante entender mais profundamente o que é dependência química. Independentemente da substância, a dependência química é caracterizada pela necessidade incontrolável de consumir uma substância, além do usuário não ter nenhum controle sobre seu uso. Dessa forma, o usuário passa a consumir cada vez mais a droga para obter os mesmos efeitos, e ao aumentar a tolerância, há um grande risco de desenvolver uma dependência. É importante ressaltar que, diferentemente da ideia de que alguns têm, a dependência química não tem nada a ver com falha de caráter. A dependência é considerada uma doença, o que requer um tratamento dependência química masculina especializado. Por fim, a longo prazo, o uso de substâncias tem efeitos na saúde física e mental do usuário, alguns irreversíveis, logo, iniciar o tratamento o quanto antes permite evitar maiores danos.Como as drogas agem no organismo?
Um outro ponto que merece atenção, e que vai facilitar o entendimento do tratamento dependência química masculina, é entender a ação das drogas no organismo. Então, tudo vai depender do tipo da droga, visto que cada substância tem suas propriedades, por exemplo, existem drogas estimulantes, depressoras e alucinógenas. Quanto às drogas estimulantes, elas aceleram os diferentes sistemas do organismo, podendo ir desde a elevação da pressão arterial até a rapidez dos pensamentos. Um exemplo de droga estimulante é a cocaína, onde o usuário pode se sentir mais eufórico, mais desinibido e com maior autoconfiança. No caso das drogas depressoras, como o álcool, elas provocam uma lentidão nos sistemas mais lentos, o que explica a sensação de relaxamento. Por fim, as drogas alucinógenas, que é o caso do LSD, que como o nome já sugere, podem causar alucinações e fazem com que o usuário se afaste totalmente da realidade. Portanto, quando falamos de tratamento dependência química masculina, a abordagem será traçada de acordo com o tipo de substância, os sintomas apresentados, o modo de consumo e o tempo, além da saúde física e mental do paciente.Tratamento dependência química masculina como funciona?
Como mencionado anteriormente, a dependência química é uma doença, porém, muitos tabus e preconceitos permeiam esse assunto. E talvez por isso que há uma demora em buscar tratamento dependência química masculina, o que por sua vez não apenas agrava o quadro, mas pode deixar o tratamento mais complexo. Antes de explicar como ocorre esse tratamento na prática, saiba que existem clínicas especializadas em atender o público masculino, como é o caso da clínica de recuperação sp. É um ambiente altamente seguro, onde o paciente tem à disposição todos os recursos para promover sua reabilitação. Voltando ao tratamento dependência química masculina, o primeiro passo consiste em uma avaliação clínica e psicológica, até para descartar qualquer doença associada. A partir de daí, é então elaborado um plano de tratamento individualizado, com base nas necessidades específicas de cada paciente. Em geral, o tratamento para dependentes químicos consiste em uma série de abordagens terapêuticas, entre as quais destacamos:- Desintoxicação: é a primeira etapa do tratamento dependência química masculina, que consiste em eliminar a droga do organismo, e por conta dos sintomas de abstinência, o paciente deve ser monitorado de perto por uma equipe especializada;
- Psicoterapia individual/terapia cognitivo-comportamental: o objetivo da terapia é fazer o usuário reconhecer que está doente, fazer uma reflexão sobre sua vida e mudar seus padrões de comportamento;
- Grupos de apoio: por meio do compartilhamento de experiências, os dependentes têm consciência de que não estão sozinhos, e a história de superação de outro dependente os ajudam a lidar melhor com seu problema, onde uns acabam ajudando os outros;
- Terapia familiar: as famílias são codependentes, portanto, também precisam de ajuda, inclusive, a família tem um papel fundamental no processo de recuperação.