Índice
ToggleO que é transtorno de humor, transtorno de humor não é simples de se compreender, sabemos que o humor é fundamental para a saúde mental.
Agora vamos saber mais afundo o que é transtorno de humor e seus efeitos.
O transtorno de humor é uma condição que afeta a forma como as pessoas pensam, sentem e interagem com o mundo ao seu redor.
Quando estão bem humoradas, a vida parece linda, os problemas menores e mais fáceis de se resolver, porém, quando o humor não é bom, tudo se transforma para pior.
Esse transtorno de humor continua sendo amplamente e estudado por especialistas e já temos número de uma pesquisa da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTP) do qual indica que aproximadamente 6 milhões de pessoas sofrem desse transtorno atualmente no Brasil.
O que é transtorno de humor ou transtorno afetivo como também é conhecido, pode causar mudanças significativas no humor, disposição, energia, atividade física e lado psicológico (aumentando o medo e criando receio de conviver com pessoas) o que por consequência, pode afetar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
Quais são os transtornos de humor
Existem vários tipos de transtornos de humor, sendo os mais comuns a depressão e o transtorno bipolar.
A depressão é um transtorno que se caracteriza pela tristeza profunda e pela perda de interesse nas atividades cotidianas. É o mais comum dos transtornos de humor, atingindo atualmente uma quantidade enorme de pessoas de várias idades.
O transtorno bipolar é um transtorno que se caracteriza por mudanças extremas de humor, que podem variar entre episódios de mania e depressão.
O que é transtorno de humor
O tratamento adequado, de preferencia em uma clínica de reabilitação confiável, depende de vários fatores, principalmente o tipo de transtorno que a pessoa sofre, quanto tempo a pessoa sente os sintomas de transtorno de humor, se existe casos na família de algum tipo de transtorno de humor e o comprometimento que a pessoa terá com o tratamento.
Os tipos de transtorno de humor podem ser entendidos como:
- Euforia: Nesse quadro, o paciente tem uma excessiva agitação, um aumento de energia desproporcional. O paciente diagnosticado com esse tipo de transtorno, tender a ser extremamente agitado grande parte do dia e também tende a se irritar muito facilmente. A alegria, a excitação, assim como a irritabilidade que o paciente demonstra, não tendem a durar muito tempo, o tempo pode variar de algumas semanas até alguns meses.
- Depressão: O principal ponto dos casos de depressão é entender que ela não é um estado unipolar. Isto é, contém manifestações episódicas de mania e hipomania, sem qualquer razão evidente. Os sintomas devem estar presentes por, pelo menos, duas semanas para a confirmação do diagnóstico. Vale ressaltar que o transtorno depressivo é caracterizado quando há alguns destes sintomas:
- Tristeza prolongada
- Perda do prazer em atividades corriqueiras
- Pessimismo
- Sentimento de culpa
- Falta de concentração
- Falta de vontade
- Alterações no apetite (para mais ou para menos)
- Pensamentos suicidas
- Hipomania: A hipomania não é um conceito divulgado, mas também tem atenção dos médicos especialista e dos estudiosos dessa área. O paciente diagnosticado com hipomania, tem o humor exaltado, sente sua energia mais alta do que o comum e não consegue achar relações com acontecimentos recentes ou anteriores.
- Transtorno bipolar: Bem diferente dos casos de hipomania, os pacientes diagnosticados com transtorno bipolar, apresentam episódios de oscilação de humor. Entende se que o paciente tem longos períodos de depressão que se alternam com longos períodos de bom humor.
- Transtorno afetivo sazonal: O transtorno afetivo sazonal (TAS) é um tipo de transtorno de humor que está associado à mudança das estações. Pessoas com TAS podem experimentar sintomas de depressão durante os meses de inverno, quando há menos luz solar.
- Transtorno disfórico pré-menstrual: O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é um tipo de transtorno de humor que ocorre em mulheres durante a fase lútea do ciclo menstrual. Os sintomas do TDPM incluem mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade e depressão.
- Transtorno ciclotímico: O transtorno ciclotímico é um transtorno de humor menos conhecido, mas ainda comum. Pessoas com transtorno ciclotímico experimentam mudanças de humor que são menos extremas do que aquelas associadas ao transtorno bipolar, mas ainda podem afetar negativamente a qualidade de vida.
- Transtornos relacionados ao estresse: Os transtornos relacionados ao estresse são um grupo de transtornos de humor que são desencadeados por eventos estressantes. Alguns dos transtornos relacionados ao estresse mais comuns incluem transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno de adaptação e transtorno de ansiedade generalizada.
Tratamento do transtorno de humor em clínica especializada
O tratamento do transtorno de humor precisa ser feito com um acompanhamento especializado que só uma clínica de recuperação em Bauru especializada pode oferecer.
Acompanhamento e terapia são essenciais para a melhora do transtorno de humor, as sessões de terapia em grupo, psicoterapia , terapia familiar e psicoeducação diminuem consideravelmente o tempo de internação, tudo isso depende do empenho do paciente e do quadro evolutivo que é analisado pelo psiquiatra responsável pelo caso.
Existem diversos tipos de internação psiquiátrica, diversos tipos de tratamentos, tanto masculinos, quanto tratamento feminino.
A presença e acompanhamento da família é uma peça chave na melhora do paciente diagnosticado com transtorno de humor, a família deve se esforçar para ser o principal apoio do paciente nessa jornada de cura e redenção e entender o que é transtorno de humor
Como tratar o transtorno de humor
Os transtornos de humor não possuem cura, mas podem ser controlado, tendo seus sintomas amenizados.
O tratamento é feito ministrando medicamentos com terapias, existem casos que a terapia e o medicamento precisam ser mantidos por um longo período para amenizar o transtorno de humor, em alguns outros casos, depois de um certo tempo, o paciente recebe alta da clínica de recuperação em Guarulhos e não necessita mais de medicamentos (o acompanhamento com um terapeuta segue sendo recomendado).
A psicoeducação pode ser uma terapia companheira do paciente, ela ensina justamente lidar melhor com o seu transtorno e fazer com que ele mesmo, de iniciativa própria promova mudanças através do autoconhecimento. Saiba melhor quando é indicada uma internação.
Leia também:
“Quando eu tinha 17 anos eu fui diagnosticado com Transtorno de humor, meu quadro se agravou rapidamente. Nem eu e nem meus familiares descobriram rápido o que estava acontecendo, todo mundo achava que era uma tristeza, coisas da adolescência. Eu passava horas trancado no quarto e ficava muito irritado quando alguém batia na porta e me chamava para sair. Comecei a me desligar do mundo, não tinha mais vontade de ver meus amigos e meu comportamento com meus pais só piorava, eles não sabiam, mas quando eu estava trancado no meu quarto ou eu dormia, ou eu chorava. Eu estava emocionalmente abalado, tinha medo do mundo fora do meu quarto, já não cuidava da minha higiene. Eu tinha receio de sair do meu quarto para ir ao banheiro, ficava segurando a vontade até de madrugada, quando eu achava que nada poderia me acontecer, e também não queria encontrar meus pais, pois eu sei que eu me irritaria e poderia até brigar seriamente com eles. Certo dia meus pais me forçaram a sair e me levaram até um psiquiatra me diagnosticou com depressão. Foi só ai que todos souberam que eu tinha pensamentos suicidas. Decidiram me internar em uma clinica de reabilitação, no começo eu não queria, achava a ideia absurda, eu pensava o que meus amigos iam dizer, iriam achar que eu estava louco e eu tinha medo de não sair mais de lá. Os remédios que o psiquiatra me receitou ajudou a acalmar meus pensamentos e perder o medo da internação. Depois de dois meses na clínica, recebendo toda atenção dos médicos e funcionários, passando por sessões de terapia, em grupo e individuais, eu recebi alta e hoje continuo o tratamento em casa. Ainda tomo medicamentos diários, vou a sessões de terapia uma vez por mês e vivo a minha vida normalmente. Eu recomendo que quem precisar, procure uma clínica de reabilitação, conte aos seus pais ou amigos próximos o que você sente, quanto antes procurar ajuda, mais cedo vai se curar do transtorno de humor, ou no meu caso, da depressão. Assim vivendo uma vida normal, feliz e na companhia das pessoas que você gosta, entendendo o que é transtorno de humor.”
S.I.G – 21 anos, diagnosticado com depressão aos 17 anos.
Fatores de risco no transtorno de humor
Embora a causa exata dos transtornos de humor ainda seja desconhecida, acredita-se que os principais fatores de risco são os históricos familiares, ter idade entre os 15 e os 25 anos, uso abusivo de substancias psicoativas, níveis elevados de estresse e experiências traumáticas.
Os transtorno de humor podem ser tratados com uma combinação de terapia em clínica de recuperação Osasco e medicação.
A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de terapia que se concentra em mudar padrões de pensamento e comportamento negativos.
A medicação pode incluir antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos, dependendo do tipo e gravidade do transtorno, quem vai definir quais medicações o paciente deve tomar, é o psiquiatra, juntamente com a equipe médica que atenderá o paciente em uma clinica de reabilitação.
Medicamentos anticonvulsivos que previnem e controlam os episódios convulsivos, aliviam a dor e tratam os sintomas de certos transtornos mentais com o transtorno de humor são usados durante o tratamento na clínica de recuperação Valinhos, também pode ser empregado os medicamentos antipsicóticos que agem reduzindo e melhorando certos sintomas relacionados a transtornos mentais.
O tratamento do transtorno de humor é uma junção de várias terapias, aplicação de medicamentos controlados ministrados por psiquiatra e psicólogo clínico e principalmente acompanhamento familiar.
Há várias coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a gerenciar seus transtornos de humor.
Alguns desses métodos incluem exercício físico regular, se inscrever em uma academia para além de se exercitar, ver pessoas diferentes e aumentar o círculo social.
Optar por sempre manter um estilo de vida saudável, alimentação balanceada, cuidado com o corpo e a higiene, evitar o consumo excessivo de álcool e outras drogas, uma crise de abstinência (o consumo dessas substâncias pode levar o paciente a ter recaída), ter sempre o sono regulado, dormir e acordar em horários específicos mantendo uma rotina saudável e buscar apoio de amigos e familiares.
Os transtornos de humor são condições que afetam a saúde mental das pessoas e podem ter um impacto significativo em suas vidas, e também não tem cura, mas são tratados com eficiência e responsabilidade, como já foi comprovado.
É importante entender os sintomas, o que é transtorno de humor e seus fatores de riscos e também os tipos de transtornos existente desses transtornos e buscar ajuda profissional para ter o diagnóstico exato e o aconselhamento de um psiquiatra para o melhor modo de lidar com o caso, sugerindo medicações específicas e internação involuntária quando necessário.
Com a combinação certa de terapia e medicação, juntamente com um estilo de vida saudável, as pessoas com transtornos de humor podem levar uma vida plena e feliz, entendendo o que é transtorno de humor.