Índice
Toggle
Muitas vezes, é necessário saber como se separar de um dependente químico para ajudá-lo, pois quando nos distanciamos do problema, é possível ter um melhor entendimento do problema.
Além disso, muitos familiares têm uma tendência a não impor limites, porque acham que assim estão protegendo a pessoa.
Dessa forma, as coisas ficam ainda mais difíceis e complicadas.
Portanto, se você está enfrentando um problema de dependência na sua família, continue a leitura e entenda como se separar de um dependente químico pode ajudar na sua recuperação!
Como se separar de um dependente químico: a importância do limite
Quando falamos em como se separar de um dependente químico, isso não significa que você vai abandoná-lo e não cuidar mais dele, muito pelo contrário. Nesse sentido, impor limites te protege, assim como os limites permitem se distanciar emocionalmente. A distância pode te ajudar a ver as coisas com mais clareza e estar disponível para quando a pessoa precisar de você. Além disso, ao estabelecer limites, você deixa claro o que tolera e o que não tolera. Quem convive com um dependente químico, deve tomar muito cuidado para nem super protegê-lo nem abandoná-lo. É importante encontrar um equilíbrio, no sentido de tanto ajudar a pessoa quanto evitar desenvolver uma codependência. Por fim, em alguns casos, achamos que estamos ajudando, mas pode ter efeito contrário e até estimular a pessoa a permanecer na dependência. Seja minimizando o problema, esconder dos outros ou mesmo emprestando dinheiro. Essas atitudes, mesmo que forem de boa-fé, podem contribuir para a pessoa continuar usando drogas ou álcool. Mais um motivo que mostra do porquê como se separar de um dependente químico ajuda a ter uma visão real da situação.Como viver com um dependente químico sem cair na codependência?
Saiba que muitos familiares se sacrificam e vivem grandes sofrimentos ao viver com um dependente químico, seja por amor, “pena”, cuidado… O problema aqui é que isso não apenas conforta a pessoa na sua dependência, mas pior, destrói todos aqueles que se esforçam para protegê-la. Daí a importância de saber como se separar de um dependente químico. Especialistas explicam que por estar em contato permanente com uma pessoa dependente, as pessoas não têm consciência da sua codependência. Seja pela vontade de ajudar, por amor ou mesmo compaixão, quem está à volta do dependente vai adotar atitudes direcionadas no mesmo sentido. Por exemplo, evitar as consequências negativas ou atenuá-las, evitar os conflitos e buscar a paz a qualquer preço. Veja o que você pode fazer:- O primeiro passo é aceitar antes de tudo que não podemos parar de usar a droga no lugar do outro, nem nos cuidar no seu lugar;
- Aceitar a nossa impotência em mudar o outro, o que significa que a única pessoa que você pode mudar, é você mesmo;
- É necessário focar em si mesmo e nas suas necessidades, porém, alguns sentem isso como um egoísmo, e não é.