Por que as pessoas usam drogas

Por que as pessoas usam drogas? Essa é uma pergunta que muitos fazem, mas que não tem uma resposta simples e direta.

Há várias razões do por que as pessoas usam drogas, seja recreativamente ou como uma forma de lidar com problemas e emoções difíceis como depressão e ansiedade.

Antes de entrarmos em detalhes sobre as causas do uso de drogas, é importante entendermos o que são drogas, como elas afetam a vida da pessoa viciada e a quantidade de pessoas ao redor do mundo que fazem uso de substâncias que são consideradas drogas.

Drogas lícitas e ilícitas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trata como droga toda a substância natural ou sintética, que é capaz de produzir em doses variáveis os fenômenos da dependência psicológica ou orgânica, sendo considerado um problema de saúde.

As drogas lícitas são substâncias psicoativas ou psicotrópicas, cuja comercialização e o consumo, não constituem crime, os melhores exemplos são o cigarro e o álcool. O álcool é a droga lícita mais utilizada e existe tratamento pra o seu vício, saiba qual o tratamento para alcoólatras.

Já as drogas ilícitas são aquelas que também provocam efeitos psicoativos e psicotrópicos, mas a comercialização e o consumo são proibidos por lei, sendo por consequência crime o uso, posse, e comercialização das mesmas. 

O consumo de drogas é definido como sendo de uso, abuso ou dependência. A primeira definição trata do uso de drogas a qual se é usada de maneira administrável.

Existe tratamento para a dependência, no caminho de entender por que as pessoas usam drogas, também será respondida a pergunta qual o melhor tratamento para dependentes químicos.

O abuso de drogas ocorro um padrão do consumo, aumenta muita as chances do usuário ser prejudicado pela consequência do abuso das substancias.

A dependência é tida como uma doença crônica que provoca alterações fisiológicas, psicológicas e sociais, se caracterizando por uma obsessão compulsiva pela substância.

Por ser uma doença e ter relações fisiológicas diferentes de uma pessoa pra outra é que a questão por que as pessoas usam drogas é tão difícil de se responder exatamente.

A Global Drug Survey fez uma pesquisa em 2017 que nos trouxe números alarmantes sobre o uso de drogas em todo o mundo. A pesquisa foi feita em cinquenta países, incluindo o Brasil com mais de três mil participantes.

A pesquisa contou com mais de 120 mil pessoas e trouxe os dados de que as 10 drogas mais consumidas no mundo e citadas na pesquisa foram:

  1. Álcool: 94,1%
  2. Maconha: 60%
  3. Tabaco: 47,6%
  4. Energéticos a base de cafeína: 42,8%
  5. Cocaína: 19,1%
  6. MDMA-Ectasy: 19%
  7. Anfetaminas: 12,2%
  8. LSD: 11,4%
  9. Cogumelos alucinógenos: 10,4%
  10. Opioides com prescrição: 8,9%

Por que as pessoas usam drogas

As razões que levam uma pessoa a consumir drogas são as mais diversas e para cada usuário há um grau diferente de comprometimento familiar, drogas na família, social.

Os fatores do por que as pessoas usam drogas podem ser externos ou internos, muitas vezes um problema intimo ou até mesmo curiosidades.

Os principais motivos para o uso de drogas apontados por especialistas são:

  • Histórico familiar: Pessoas que tem na família parentes (principalmente os parentes sanguíneos) que já fizeram o uso de substâncias químicas, tem uma maior probabilidade de também entrar no mundo das drogas. A família por ser o principal círculo social de qualquer pessoa, é responsável tanto pelo bem estar quanto pelo mal estar da pessoa.
  • Problemas emocionais: Por vezes uma pessoa nunca usou nenhum tipo de substância em toda a vida, mas por alguma gatilho emocional toma a decisão errada de entrar nessa aventura da qual muitas vezes não se sai vivo. Em busca de aliviar a tristeza ou esconder o problema pelo qual se está passando, a pessoa busca a substância, mas como qualquer outra substância que entra em nosso corpo, ela tem prazo para sair, então a pessoa torna a usar para não voltar ao estado de depressão ou melancolia da qual estava, entrando assim no vício em drogas.
  • Curiosidade: Uma das causas mais normais do por que as pessoas usam drogas. Não tendo consciência do mal que a droga faz, a pessoa experimenta só para saber como funciona, e sem saber que aquilo pode se tornar um vício, usa novamente e quando se dá conta, não consegue mais voltar atrás.           
  • Alívio para dores: Algumas drogas são receitadas para alívio de dores, essas são os analgésicos opióides, são remédios que agem no sistema nervoso central trazendo alívios para as dores, mas tem prazo determinado para deixar de fazer efeito, fazendo com que a pessoa volte a usar para ter uma alívio continuo das dores tornando se um vício e prejudicando tanto a saúde física quanto a mental da pessoa.  
  • Sensação de prazer: Algumas pessoas usam drogas simplesmente pela sensação de prazer que elas proporcionam. As drogas podem aumentar a dopamina no cérebro, produzindo uma sensação de euforia e bem-estar. Infelizmente, essa sensação é geralmente seguida por uma queda abrupta do humor e pode levar a problemas de saúde mental.                                                                                                                                              
  • Influência da mídia: A mídia também pode desempenhar um papel no uso de drogas. Filmes, programas de TV e música muitas vezes retratam o uso de drogas como algo glamouroso ou descolado. Isso pode levar os jovens a acreditar que o uso de drogas é normal ou até mesmo desejável. O caso mais recente de uma droga que vem tomando conta dos jovens no Brasil e no mundo é a da bebida Purple Drank. Jovens que frequentam bailes de rap ou funk, pela influência de cantores desse estilo, estão bebendo essa mistura de refrigerante e xarope para tosse à base de codeína.

Como pode se ver, existem muitas razões do por que as pessoas usam drogas, desde a curiosidade até a pressão social, fuga emocional e influência familiar.

É importante lembrar que o uso de drogas pode levar a problemas graves de saúde e vício, e que o melhor caminho é evitar o uso dessas substâncias em primeiro lugar. Nunca descartar a internação em uma clínica de recuperação em Ribeirão Pires

O papel da clínica de recuperação no tratamento contra as drogas

A pessoa dependente de uma substância, perde a noção da realidade, não entender por que as pessoas usam drogas e tem sua vida extremamente afeta por esse hábito.

Não só a vida da pessoa muda para pior, assim como a vida dos familiares e amigos mais próximos, que sofrem ao ver a pessoa querida na situação lamentável que um usuário vive.

A ajuda de uma clínica de recuperação em Campinas é de extrema importância para a cura do vício e melhor tratamento, tirando o foco das drogas e auxiliando com terapias e medicamentos para entender por que as pessoas usam drogas.

Dentro da clínica de recuperação para usuários de drogas, o ambiente é o mais propício para atender a necessidade de cada paciente.

Durante a internação, o paciente recebe cuidados médicos, terapêuticos e psicológicos intensivos, além de suporte emocional e social vinte e quatro horas por dia.

A internação para a desintoxicação pelo uso de drogas, pode ser indicada para pacientes que apresentam sintomas graves da doença, que não respondem ao tratamento ambulatorial, ou que precisam de um ambiente protegido para evitar riscos de autoagressão ou suicídio.

Geralmente durante a internação para tratar o uso de drogas, o paciente frequenta sessões de psicoterapia sendo ela terapia individual e em grupo, para entender por que as pessoas usam drogas, bem como medicação para ajudar a controlar os sintomas.

A equipe médica da clínica de reabilitação também monitora a condição do paciente, ajudando a identificar quaisquer problemas de saúde mental ou física, e entrando em contato com a família com frequência, passando informações sobre o estado de saúde, a evolução do tratamento e agendando visitas.

Os pacientes que estão lutando contra a depressão geralmente se beneficiam da internação por várias razões.

Em primeiro lugar, a internação proporciona um ambiente seguro e supervisionado onde os pacientes podem se concentrar em sua recuperação sem a distração de estresses externos, sem o círculo social que fora da clínica de reabilitação ele frequentava e que com certeza faria ele voltar a usar algum tipo de droga, assim diminuindo significativamente a possibilidade de gatilhos que fazem com que o paciente volte a ter vontade de fazer uso da substância que o trouxe até ali.

A internação é importante para que o paciente esqueça dos problemas que o levaram ao consumo desenfreado de qualquer droga, e que, ao mesmo tempo, ele tenha forças para quando sair da clínica de reabilitação, ele consiga se manter são e apto para ser forte e combater as tentações que voltaram quando ele receber alta médica es estiver pronto para voltar para a casa.

Além disso, dentro do processo de desintoxicação da clínica de reabilitação, existe a Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC) , ajuda as pessoas a mudarem seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, fazendo com que através de sessões com um psiquiatra, o paciente traga à tona qual causa, motivo, razão ou circunstância o fizeram usar a droga e finalmente entender por que as pessoas usam drogas.

Tratamentos usados na reabilitação de dependentes químicos

A dependência química afeta o lado físico e mental do viciado, por isso o tratamento tem que ser completo e voltado para cada tipo especifico de paciente.

Alguns tipos de tratamento na clínica de recuperação em Sorocaba são:

  • Uso de medicamentos controlados: Após a leitura do quadro do paciente feito pelo médico responsável, juntamente com o corpo médico da clínica, é prescrito medicamentos que ajudam no processo de desintoxicação e recuperação.
  • Mudanças no estilo de vida: Mudanças no estilo de vida, se envolver em atividades físicas ou sociais ou qualquer outra opção cultural que podem ajudar a reduzir a compulsão e entender por que as pessoas usam drogas.
  • Medicação: Sempre sob a supervisão médica, nunca deixando o paciente se auto medicar, pois se isso ocorrer, o tratamento pode ser prejudicado.
  • Terapia de grupo: A terapia de grupo permite que as pessoas com vício em drogas se comuniquem com outras que enfrentam desafios semelhantes, compartilhem experiências e apoiem umas às outras e entendam por que as pessoas usam drogas.

por-que-as-pessoas-usam-drogas

O que a droga faz na vida de uma pessoa

Por que as pessoas usam drogas está intimamente ligado ao motivo das pessoas usarem drogas, levando a questão final, o que a droga faz na vida de uma pessoa.

O uso desenfreado de drogas, pode causar diversas e serias consequências, desde um desentendimento entre pais e filhos, até assassinatos ou suicídios.

A saúde física e mental de quem usa droga é rapidamente debilitada, sem vontade de fazer mais nada a não ser se drogar, a pessoa deixa de se alimentar e dormir, passando a ter delírios e alucinações, até mesmo quando não está mais sob efeito das drogas.

Doenças pulmonares, cardiovasculares, problemas neurológicos e transtornos psiquiátricos são apenas alguns exemplos do que a droga faz na vida de uma pessoa.

Devido a todas essas consequências (e tantas outras), é preciso que se haja conscientização sobre  do abuso de drogas, entender por que as pessoas usam drogas, sejam ela ilícitas ou lícitas, causam a pessoa que faz uso.

E há o impacto na vida das outras pessoas, que estão por perto da pessoa viciada, em todos os aspectos o uso de drogas traz malefícios e sérios problemas. 

Quando você tiver dúvida e se perguntar por que as pessoas usam drogas, entre em contato e que vamos ajudar.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.