Como usar cocaína: quais os riscos e tratamento

Muitas vezes, a maneira de como usar cocaína está diretamente ligada a riscos mais elevados, particularmente quando há o compartilhamento de seringas. Não são todas as pessoas que têm as informações certas sobre os perigos da cocaína, por isso, é necessário que o máximo possível de indivíduos saiba os reais riscos. Se você tem um familiar ou amigo que faz uso de droga, continue a leitura e entenda em detalhes quais os perigos associados ao modo de como usar cocaína, como é feito o tratamento e muito mais!

Como usar cocaína: quais os riscos?

São vários os riscos a longo prazo do uso da cocaína, e muitos deles estão diretamente relacionados ao modo de como usar cocaína. Portanto, veja todos os perigos para a saúde decorrentes do uso regular da cocaína:
  • Cheirar a cocaína pode causar uma sinusite, uma perda de olfato, e gerar lesões nos tecidos do nariz, na cartilagem das narinas, e no interior do nariz;
  • Fumar cocaína pode afetar os pulmões, que é o chamado de “pulmão do crack”. Os sintomas são: dores fortes no peito, problemas respiratórios e uma temperatura elevada, que pode até levar à morte;
  • Outra forma de como usar cocaína que é muito perigosa é injetar a droga. Pode provocar uma infecção causada por uma seringa compartilhada ou impurezas da droga. O fato de compartilhar seringas pode igualmente ocasionar hepatite ou HIV;
  • O uso da cocaína durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto e parto prematuro, ou mesmo o bebê nascer com baixo peso;
  • Usar a cocaína durante o aleitamento causa a transmissão da cocaína ao bebê, o que o expõe a todos os efeitos da cocaína, bem como seus riscos.
Além desses riscos de como usar cocaína, seu uso está ligado a comportamentos de risco e violentos. Também está ligado a uma baixa concentração e uma incapacidade de julgamento, o que aumenta o risco de lesões e doenças sexualmente transmissíveis. O uso crônico da cocaína pode causar graves sintomas psiquiátricos, como psicose, ansiedade, depressão e paranoia. Por fim, outros problemas decorrentes de como usar cocaína são a perda de peso, desnutrição, dificuldades sexuais, infertilidade e prejuízos financeiros.

Quais são os efeitos da cocaína?

Tendo uma ideia melhor de como usar cocaína pode ser extremamente perigoso, saiba que as sensações induzidas pelo uso da cocaína dependem de alguns fatores:
  • A quantidade absorvida;
  • A frequência do uso e o tempo de uso;
  • O método de como usar cocaína;
  • A idade;
  • O estado físico e mental da pessoa;
  • O consumo em conjunto com outras drogas.
As pessoas que usam cocaína se sentem com mais energia, falam mais, ficando mais alertas e eufóricas. Embora a cocaína seja um estimulante, algumas pessoas sentem efeitos calmantes, com a impressão de ter mais autoconfiança. Outras pessoas podem se sentir nervosas, agitadas e incapazes de relaxar. Além disso, doses elevadas durante muito tempo podem provocar ataques de pânico, sintomas psicóticos, alucinações, ideias delirantes e às vezes, um comportamento violento. Por outro lado, o uso regular da cocaína pode levar a uma tolerância, o que significa que usar cada vez mais para obter o mesmo efeito. Por fim, dependendo da forma de como usar cocaína, pode também provocar uma aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial.

Cocaína causa dependência?

Sim. Porém, nem todos os usuários irão desenvolver uma dependência. No entanto, a cocaína é uma das drogas mais difíceis de largar. As pessoas que desenvolvem uma dependência, não conseguem controlar a maneira de como usar cocaína. Elas sentem uma necessidade intensa de usar a droga, mesmo quando têm consciência de que esse uso lhes causa problemas médicos, psicológicos e sociais. Vale mencionar aqui que outra forma de como usar cocaína é o crack, que produz efeitos muito mais rápidos, intensos e de curta duração. Se uma pessoa para de usar a cocaína, ela pode ter a impressão de “cair em um buraco”. E quando isso ocorre, seu humor muda rapidamente, passando de um “high” a uma tristeza profunda. E é justamente o uso excessivo da cocaína com o objetivo de manter esse “high” é o que causa rapidamente a dependência.

Como tratar a dependência de cocaína?

Independentemente da maneira pela qual a pessoa faz no momento de como usar cocaína, buscar quanto antes o tratamento pode reduzir muitos dos seus riscos. Parar de usar não é uma tarefa fácil, mas uma série de processos entram em jogo que, na maioria dos casos, necessitam de uma clínica especializada, como a clínica de recuperação sp. Decidir seguir um tratamento para parar de usar a cocaína é a coisa mais sensata a fazer. Vale mencionar que o ideal é que o usuário aceite o tratamento e esteja consciente do problema, pois a motivação é essencial no seu processo de recuperação. Tenha em mente que a cocaína é uma das drogas que causa mais dependência, logo, a primeira etapa é a desintoxicação, para eliminar a droga do corpo do paciente. Durante essa etapa e no decorrer do tratamento, os problemas gerados pela cocaína começam a ser tratados. O diferencial de recorrer a uma clínica especializada é que ela dispõe de uma equipe de profissionais que acompanham individualmente cada paciente durante o protocolo de desintoxicação total. Lembrando que cada paciente deve ter um tratamento adaptado ao nível de sua dependência e características pessoais, inclusive, levando em conta o que ele fazia na hora de como usar cocaína. Juntamente com a desintoxicação, o paciente recebe todo suporte psicológico, seja com terapia individual, em grupo ou participando de grupos de apoio.

Conclusão

Com base em tudo o que você viu aqui envolvendo a questão de como usar cocaína, bem como seus potenciais riscos, somente por meio de um tratamento adequado, é possível largar o vício. Embora a dependência seja incurável, com o tratamento certo, a pessoa pode ter de volta o controle de sua vida e mais importante, reduzindo sérios riscos à sua saúde física e mental!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.