Borderline e Álcool

Muitos se perguntam qual a relação entre borderline e álcool, mas saiba que o uso de substâncias é frequente em pessoas que sofrem de transtorno de personalidade borderline. Simplesmente porque o álcool permite aliviar as angústias, o sentimento de vazio ou solidão, a raiva ou até o desespero. No entanto, embora seja possível reduzir as tensões, o uso abusivo de álcool é altamente prejudicial à saúde. Agora, se você ainda não entende muito bem a ligação entre borderline e álcool, vale a pena continuar a leitura e saber tudo sobre esse assunto!

Qual a relação entre borderline e álcool?

Para entender a relação entre borderline e álcool, saiba que cerca da metade das pessoas que sofrem de transtorno de personalidade apresentam também sinais de abuso de álcool. Vale mencionar que comparando a outros transtornos psicológicos, o borderline tem uma das porcentagens mais altas de pessoas que sofrem igualmente de alcoolismo. No entanto, o diagnóstico do transtorno borderline pode ser difícil para os especialistas quando uma pessoa apresenta também um quadro de dependência de álcool. Isso porque, borderline e álcool compartilham sintomas que torna difícil saber qual problema tratar. Se não tratados, as complicações podem ser sérias, e quando os dois problemas estão presentes, o tratamento é mais complexo.

O que é transtorno de personalidade borderline?

O transtorno de personalidade borderline, também chamado de transtorno de personalidade limítrofe, afeta as emoções de uma pessoa e as relações que ela tem com os outros. Ou seja, o indivíduo tem dificuldades emocionais em razão da doença e pode ser difícil para ele se conectar com outras pessoas. Entretanto, a dependência alcoólica torna tudo isso ainda mais difícil. As pessoas vivem diferentemente a doença, e quando há a presença de borderline e álcool, os problemas podem ficar ainda mais sérios. Portanto, as pessoas que sofrem de um transtorno de personalidade podem apresentar os seguintes problemas:
  • Se sentir isolado ou abandonado;
  • Automutilação;
  • Estresse;
  • Mostrar sinais de suicídio ou ter pensamentos suicidas;
  • Dificuldade para estabelecer relações e se entender com os outros;
  • Emoções difíceis de controlar;
  • Abuso de álcool ou medicamentos sem prescrição;
  • Dificuldade para compreender as opiniões dos outros e ficar em uma relação a longo prazo.
O ponto é que não se sabe se a impulsividade encontrada nos alcoólicos é devida ao alcoolismo em si ou em razão do transtorno de personalidade. Mas diversos estudos indicam que o transtorno borderline está estreitamente relacionado à dependência.

Por que as pessoas com borderline buscam o álcool?

Nesse momento fica mais claro a ligação entre borderline e álcool, uma vez que os sintomas e sentimentos causados pelo borderline se combinam e fazem com que a pessoa busque o álcool para cuidar dela mesma. Apenas saiba que o álcool não é a única forma de automedicação para a qual se direcionam as pessoas com transtorno de personalidade. Algumas buscam medicamentos prescritos ou ilegais enquanto outras se automutilam. A dependência é muito frequente em pessoas que sofrem de borderline porque elas são muito impulsivas. No caso específico do álcool, elas encontram na bebida uma maneira de aliviar suas dores, ou mesmo uma ajuda à ansiedade social, pois as deixa mais divertidas. É muito importante o diagnóstico diferenciado, e quando uma doença mental e um problema ligado à utilização de substâncias ocorrem simultaneamente, ou seja, borderline e álcool, damos o nome de problemas concomitantes.

Como tratar borderline e dependência alcoólica?

Tendo uma noção mais clara do elo que há entre borderline e álcool, como é o tratamento quando ambos os problemas estão presentes? Na verdade, o tratamento é difícil, necessitando de profissionais altamente capacitados. Por isso que a melhor solução é que essa pessoa seja tratada em uma clínica especializada, como a clínica de recuperação sp. Assim, ela tem acesso a profissionais habilitados em tratar os problemas concomitantes, ou seja, o borderline e álcool. No entanto, é difícil diagnosticar problemas concomitantes, como o borderline e álcool, pois apresentam sintomas que se misturam. Por exemplo, os dois são marcados por um comportamento autodestrutivo, julgamento errado, uma imagem de si deformada e uma dificuldade no controle dos impulsos. Mas com o tratamento correto e adaptado, é possível que a pessoa tenha uma vida mais feliz, porém, o tratamento deverá começar o quanto antes, e como já foi dito, por uma equipe de profissionais experientes. Ou seja, que tenham conhecimento no duplo diagnóstico. Quanto ao tratamento propriamente dito, veja como se deu o tratamento de um amigo diagnosticado com borderline e alcoolismo: “Assim que foi admitido na clínica de reabilitação, esse meu amigo passou por uma avaliação médica e psicológica, para verificar seu estado de saúde geral. O que realmente o ajudou foi uma abordagem holística, que consistiu em uma psicoterapia para tratar os dois problemas ao mesmo tempo. Além disso, foram avaliados os desequilíbrios bioquímicos e carências nutricionais, e ele começou uma dieta alimentar com vários suplementos. Também foi oferecida uma terapia aos familiares, principalmente para aprender como lidar com ele. Apesar de ele já ter tido alta, ele é acompanhado até hoje por um psicoterapeuta, especialmente para evitar as recaídas. Foi um tratamento longo e que exigiu muita paciência de todos, mas com muita persistência e claro, com o tratamento adequado, hoje, meu amigo está bem”.

Conclusão

Existe uma linha tênue entre borderline e álcool, tanto que quase a metade das pessoas diagnosticadas com um transtorno de personalidade borderline também lutam contra uma dependência de álcool ou drogas. O mais importante é que embora o diagnóstico não seja fácil, é extremamente importante, sendo necessário que o tratamento comece imediatamente, preferencialmente por profissionais habilitados nos dois problemas.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: https://recuperasp.com/

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.