A história de famosos dependentes químicos

Provavelmente você já ouviu histórias de famosos dependentes químicos, inclusive muitos deles compartilharam suas experiências com o público. Isso mostra que a dependência não faz distinção entre classe social, gênero, raça, nacionalidade, idade ou se a pessoa é famosa ou anônima. Muitos deles escolhem falar sobre seu problema até para servir de alerta, bem como mostrar que é possível superar a dependência. Para você conhecer alguns famosos dependentes químicos, vamos mostrar a história de alguns deles!  

A história de famosos dependentes químicos

Quando ouvimos histórias de famosos dependentes químicos que superaram seus vícios, é uma forma de motivar outros dependentes a fazer o mesmo. No entanto, outras celebridades preferem manter em segredo, seja por vergonha ou até com receio da reação de seus fãs. Vamos relatar aqui a história de 6 famosos dependentes químicos e a batalha que enfrentarem para abandonar as drogas:

1.Fábio Assunção

O ator já passou por muitos altos e baixos por conta do vício. Quando estava atuando em “Negócios da China” (2008), precisou se afastar das gravações para tratar da dependência em cocaína. Fábio começou a se tratar do vício em drogas em 2008, quando entrou para os Alcoólicos Anônimos. Ele chegou a ser preso em 2017, visivelmente alterado, sob a acusação de desacato e dano ao patrimônio público em Arcoverde (PE). Ele mesmo disse em uma entrevista: “Já tive uso exagerado e uma relação obsessiva. É uma coisa que pode acontecer, você não sabe se o uso recreativo vai te levar a isso. Para mim esse assunto já foi, estou em outra fase. É um assunto muito recorrente, tem uma coisa de estigma que tenho que lidar”.

2.Vera Fischer

Em grande parte da sua vida, Vera Fischer esteve envolvida com drogas e álcool, inclusive, já foi vista várias vezes em público com o comportamento bastante alterado. No entanto, o caminho que teve que percorrer até decidir se internar foi muito longo, inclusive, foi internada em 1995 contra a sua vontade por seu ex-marido, por ter agredido a babá de seu filho e quebrado móveis. Depois disso, passou por quatro internação e a atriz afirma que desde 2011 conseguiu superar seus vícios, mas não foi fácil.

3.Felipe Camargo

Ex-marido de Vera Fischer, Felipe Camargo também entra na lista de famosos dependentes químicos.  Ele teve de lidar publicamente com o vício. Ele lembra que esteve muito sob os holofotes da mídia em um dos períodos de vida mais difíceis, entre o fim dos anos 1980 e começo dos 1990. Há 20 anos que ele frequenta o AA e Narcóticos Anônimos. Segundo ele mesmo relata: “Quando você aceita seu problema, a vida fica muito mais fácil. Quanto mais dividimos os nossos problemas, melhor. Eu era um doidão público. Mas tenho certeza de que a minha recuperação foi importante para outras pessoas que passavam pelo mesmo problema”.

4.Walter Casagrande

Ex-jogador de futebol e hoje comentarista esportivo, Walter Casagrande quase perdeu sua vida por causa do vício em álcool e cocaína. Ele precisou ficar internado durante meses e afirma que hoje conseguiu se livrar dos dois vícios. Walter Casagrande está entre um dos famosos dependentes químicos que transformou sua história de dependência e superação em um livro.

5.Chorão

O problema da dependência química que o cantor Chorão enfrentava, infelizmente, não teve um final feliz. Ele vivia momentos de sobriedade com recaídas em seu consumo de cocaína, porém, em 2005, tudo piorou após o fim da sua banda. Em 2013, Chorão acabou falecendo de uma overdose de cocaína.

6.Selton Mello

No caso do ator Selton Mello, ele lutou contra a dependência de medicamentos para emagrecer durante 10 anos. Entre os efeitos decorrentes do seu vício, ele passou a sofrer de insônia e depressão. Embora toda dificuldade, Selton conseguiu superar a dependência e é prova viva que é possível sim se livrar do vício.  

Dependência química em famosos: quais as principais causas?

Você acabou de conhecer a história de 5 famosos dependentes químicos, mas existem muito mais. Normalmente pensamos que o dinheiro e a glória trazem a felicidade, porém, o meio artístico é conhecido como sendo um onde se encontra mais pessoas dependentes de drogas. E embora aparentemente tudo possa parecer as mil maravilhas, algumas delas se tornam dependentes e até destroem suas vidas. Existe alguma diferença entre os motivos que explicam por que os famosos dependentes químicos usam drogas e outros tipos de profissão ou classe social? Não! Essas pessoas, sejam atores, cantores ou escritores, usam drogas para esquecer seus sofrimentos ou para preencher um vazio ou um sentimento de mal-estar. As pressões e expectativas são enormes, e assim como as “pessoas normais”, as celebridades acabam buscando drogas ou álcool para aliviar o estresse, a ansiedade… Veja o caso do ator americano Robin Williams. Era um ator de sucesso, tanto no plano profissional como pessoal, e decidiu pôr fim á sua vida aos 63 anos. E todos passaram a perguntar o motivo pelo qual ele se suicidou, e a origem estava n sua infância. Na verdade, apesar sua fortuna e sucesso, ele não conseguia mais viver com seus demônios do passado e quis acabar com isso de uma vez por todas. É importante ter uma coisa bem clara: uma pessoa não se torna dependente de drogas por escolha ou porque é rica e não sabe o que fazer com seu dinheiro, mas porque tem um problema e precisa de ajuda. Embora a pessoa não tenha a intenção de se tornar dependente, um estilo de vida muito estressante e um círculo vicioso de altos e baixos podem levar rapidamente a uma dependência. Portanto, se você ou alguém que conhece tem um problema de dependência de drogas, não espere que a situação se agrave e busque o quanto antes ajuda profissional.  

Tratamento de famosos dependentes químicos

A verdade é que a dependência é uma doença crônica que não faz discriminação, mas que afeta ricos, pobres, famosos, pessoas anônimas… Vale destacar que a dependência não melhora sem tratamento, ela só piora. Muitos famosos dependentes químicos tentam esconder os sinais da dependência até que tudo passa a ficar muito evidente aos olhos do público. Geralmente, por serem pessoas públicas, as celebridades optam por uma clínica de reabilitação mais afastada, como a clínica de recuperação sp, pois é uma maneira de protegerem a sua privacidade. Entretanto, esse é um tipo de tratamento que necessita de profissionais engajados e experientes a fim de tratar a vulnerabilidade de seus pacientes famosos, e deixar tudo o mais discreto possível! De tudo o que você viu aqui, independente de famosos dependentes químicos ou não, apenas o tratamento permite a superação do vício!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.