O que é surto psicótico

O que é surto psicótico, é um estado mental caracterizado por um conjunto de sintomas psicológicos e comportamentais que podem afetar gravemente a vida da pessoa.

Este estado pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, incluindo estresse, traumas, doenças mentais, abuso de substâncias, entre outros.

Neste texto, exploraremos o conceito de surto psicótico, seus sintomas, causas, tratamentos e como lidar com uma pessoa que está passando por um surto.

O que é surto psicótico

O que é surto psicótico? Um surto psicótico é um estado de desorganização da representação da realidade, um episódio de sintomas psicóticos intensos que afetam a capacidade de uma pessoa de pensar com clareza, agir com razão e se comunicar com os outros.

Os sintomas podem incluir delírios, alucinações, paranoia, pensamento confuso, desorganização, comportamento bizarro, perda de contato com a realidade e emoções instáveis.

Um surto psicótico pode ser um evento único ou recorrente, e pode durar horas, dias ou semanas, pode ocorrer basicamente quando uma pessoa já fragilizada mentalmente entra em colapso, em outras palavras, em completo desequilíbrio.

É de de extrema importância sabermos o que é surto psicótico e saber da importância da procura de uma clínica de reabilitação em Santos.

Causas de um surto psicótico

Há várias causas possíveis para um surto psicótico, incluindo, doenças mentais, como esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo, entre outros podem ser gatilhos que levam alguém a ter um surto psicótico, ao entender o que é surto psicótico pode se notar que cada caso é diferente de outro caso, tendo que ser analisado muito corretamente por um médico especialista da área que saiba o que é surto psicótico e possa dar a melhor ajuda possível.

O surto pode ser resultado de um estresse muito grande, traumas, transtornos, abuso de álcool ou vício em remédios. Por ter tantas possibilidades para o surgimento de um surto, é importante saber o que é surto psicótico.

As causas mais comuns em casos de surto psicótico já relatadas até hoje, são:

  • Estresse agudo ou crônico;                                                                   
  • Trauma psicológico, como abuso físico ou emocional, violência, desastres naturais, entre outros;                            
  • Abuso de substâncias, incluindo álcool, drogas ilícitas e medicamentos;                                                                                
  • Condições médicas, como tumores cerebrais, infecções e doenças neurológicas.

o-que-é-surto-psicótico

Sintomas de um surto psicótico

Durante o processo de entender o que é surto psicótico, veremos que os sintomas de um surto podem variar de pessoa para pessoa, principalmente do sexo da pessoa, homens e mulheres costumar ter comportamentos físicos e fisiológicos diferente durante o surto psicótico, mas geralmente incluem em ambos os sexos, delírios, alucinações, pensamento desorganizado, transtorno psicótico breve, comportamento bizarro e emoções instáveis.

Durante o surto psicótico, o sistema nervoso encontra se em estado inflamatório, os aumentos significativos dos batimentos cardíacos podem levar a um enfarto, em casos relatados, pessoas em surto psicótico vieram a óbito. Em alguns casos mais extremos é indicada a internação involuntária.

Toda a pessoa em surto tem mudado o seu estado normal, quando esse estado se altera, ocorre delírios que são impossíveis de se acreditar, só que está em surto pode crer em certas coisas que certamente só existem na cabeça da pessoa.

A pessoa passa a acreditar em crenças falsas e infundadas, inventar religiões ou cânticos em outras língua, inventar histórias sem fundamentos, fala para si próprio ou para “alguém” que só ele vê e mesmo quando confrontada com evidências que mostram o contrário, a pessoa em surto psicótico não concorda e mantém crença em seu delírio.

Ao confrontar uma pessoa em estado delirante, com todas essas características citadas, é preciso saber o que é surto psicótico, para agir da melhor maneira diante de certas situações.

As alucinações durante o surto psicótico e o nível de mudança cerebral faz com que as  percepções sensoriais consigam fazer com que as alucinações pareçam reais para quem está sofrendo, mas que claramente, as pessoas que estão ao lado de uma pessoa em surto psicótico, logo perceberão que não têm base na realidade de verdade.

Durante o processo de descobrir o que é surto psicótico, nota se um exemplo que costuma acontecer com pessoas em surto psicótico, é o comum o fato de ouvir vozes, ver algumas coisas ou pessoas que não estão lá (ilusão), sentir sensações incomuns como calafrios, arrepios, sudorese, tremores e sensação de que está sendo sempre vigiado entre outros fatores que tem a ver com a alucinação durante o surto psicótico.

Pensamento desorganizado é outra coisa que acontece com frequência na pessoa que está em surto psicótico.

A pessoa apresenta dificuldades em formular frases simples, não consegue focar em nada, quando encarado por outra pessoa, apresenta dificuldade em organizar e expressar pensamentos de maneira coerente e compreensível, apresentando claros problemas cognitivos.

Além do pensamento desorganizado, das alucinações, a pessoa em surto psicótico pode apresentar algumas vezes, como já foi relatado por médicos especialistas em estudos recentes, o comportamento bizarro.

Comportamentos estes que assim como as alucinações e o pensamento desorganizado, não são nada parecidos com comportamentos normais de uma pessoa.

Ao entender o que é surto psicótico, será mais fácil decifrar esses acontecimentos e prestar a melhor ajuda possível.

A falta de higiene e cuidados básicos de saúde pode apontar para um comportamento não normal também, hábitos um tanto estranhos como comer alguma coisa estragada, não se limpar após ir ao banheiro, não tomar banho por dias ou olhar para o nada por horas sem conversar com ninguém, outros hábitos um tanto diferentes, como emitir sons estranhos e incomuns, as vezes falar sozinho, por vezes foi relatado que pessoas em surto psicótico usam roupas inapropriadas ou até mesmo andam nuas pelas ruas.

Em surto psicótico, a pessoa apresenta movimentos corporais repetitivos, tremedeiras e gemidos entre outros hábitos bem diferentes e fora do padrão comportamental normal.

 Durante o surto psicótico, como podemos perceber, as emoções da pessoa se tornam extremamente instáveis.

Ocorre transtorno de humor, uma verdadeira montanha russa de altos e baixos níveis de humor, em algum momento a pessoa está calma e feliz e de repente se torna agressiva e mal humorada, desconfiada e inquieta. Essas emoções instáveis também incluem a alta irritabilidade, agitação corporal, sudorese, além de sintomas psicológicos mais graves como a ansiedade, depressão, medo, apatia.

Os ataques de surto psicóticos podem ser violentos e agressivos, traumatizantes para quem sofre ou para quem presencia o acontecimento, caso não seja tratado com rapidez, a pessoa em surto pode demais mais tempo para se recuperar do estado de debilidade mental pelo qual está passando, prolongando o tratamento e o sofrimento de todas as partes envolvidas.

A procura de uma clínica de recuperação em Bauru tem que ser feita imediatamente após o diagnóstico de surto psicótico pelo médico especialista.

Logo após o diagnóstico, a família é informada do caso, será respondida suas duvidas sobre o que é surto psicótico e toda a logística da internação será passada, coisas como dias de visita, duração aproximada do tratamento e deveres que terão que ter para participarem ativamente do processo de recuperação da pessoa que sofre de surto psicótico.

o-que-é-surto-psicótico

Tratamento para um surto psicótico

O tratamento para um surto psicótico pode incluir internação em clínica de recuperação Embu das Artes, medicação, terapia e cuidados de apoio.  O tipo de tratamento e duração do mesmo, depende do diagnóstico completo e do levantamento medicamentoso e histórico familiar do paciente.

A medicação psiquiátrica pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir futuros surtos, principalmente se usada no começo do tratamento, quando a pessoa se encontra em estado ativo de surto psicótico, muitas vezes podendo estar agressiva.

Os medicamentos antipsicóticos que são administrados no começo do tratamento, em particular, são eficazes para reduzir a intensidade dos delírios e alucinações.

Esses medicamentos por serem fortes, podem causar uma mudança brusca nos hábitos das pessoas em surto psicótico, deixando-as desnorteadas, sonolentas e sendo difícil ter uma boa comunicação, mas isso é normal até que o corpo se acostume com a dosagem dos medicamentos.

A terapia pode ajudar a pessoa a entender e lidar com os sintomas, bem como a desenvolver habilidades para gerenciar o estresse e as emoções. Um bom exemplo de terapia que é usada em casos de surto psicótico é a terapia racional emotiva comportamental.

Cuidados de apoio, como cuidados pessoais, terapias cognitivas, suporte social e educação para a família, também são importantes para ajudar a pessoa a se recuperar do surto, entender o que é surto psicótico e prevenir futuros episódios.

Como lidar com uma pessoa em surto psicótico

 A pessoa nesse estado não entende o que é surto psicótico e nem sabe que está passando por esse tipo de situação, e se você estiver perto de alguém que está passando por um surto psicótico, é importante lembrar que a pessoa está passando por um estado mental delicado e que pode precisar de ajuda profissional para se recuperar.

É importante diante dessa situação, manter a calma, pedir ajuda se necessário e o quanto antes solicitar a internação em uma clínica de recuperação em Ribeirão Pires.

Ninguém é obrigado a saber o que é surto psicótico, mas de saber como agir, já ajuda bastante a pessoa em surto e todos ao seu redor.

 Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa em surto psicótico:

  • Mantenha a calma: manter uma atitude calma e tranquila pode ajudar a pessoa a se sentir mais segura e confiante, lembrando sempre que a pessoa não sabe o que é surto psicótico                                                                                                                      
  • Seja empático: tente entender os sentimentos e pensamentos da pessoa, mesmo que você não concorde com eles                                                                                              
  • Evite confrontos: evite argumentar com a pessoa ou tentar corrigir seus delírios ou alucinações, isso pode piorar a situação, quem está passando por essa situação, não entende o que é surto psicótico                                           
  • Ajude a pessoa a se sentir segura: a partir do princípio que a pessoa que está em crise, não sabe o que é curso psicótico, você precisa tentar criar um ambiente calmo e seguro para a pessoa, removendo objetos perigosos e evitando que durante um ato agressivo, alguém possa se ferir gravemente                                                                                                                                     
  • Procure ajuda profissional: se a pessoa está em perigo ou não está respondendo ao seu apoio, é importante chamar um profissional de saúde mental para ajudar a entender o que é surto psicótico e suas consequências.                                      

Saiba que, durante o surto psicótico, pode ocorrer ferimentos e situações que beiram ao risco de vida, diversos são os relatos de médicos que profissionais de saúde agredidos ou que viram alguém ser agredido durante o surto de uma pessoa com esse tipo de problema. 

 

O surto psicótico pode acontecer com homens e mulheres, e para cada um o tratamento tende a ser diferente, no caso das mulheres, o tratamento feminino é altamente recomendado.

Profissionais de saúde são treinados para esse tipo de situação, ao entenderem o que é surto psicótico, eles sabem como agir, como acalmar e se preciso, imobilizar e tranquilizar com remédios de ação rápida, alguém em surto psicótico.

Um surto psicótico pode ser um evento aterrador e debilitante para a pessoa afetada e para seus entes queridos, amigos ou até desconhecidos que não sabem o que é surto psicótico.

 É importante lembrar que o surto é um estado mental temporário e que a pessoa pode se recuperar com o tratamento adequado, desde que se inicie o mais rápido possível. A demora para se iniciar o tratamento de uma pessoa em surto psicótico, pode atrasar a sua recuperação.

A evolução do paciente é discutida com todo o corpo médico e familiares, em alguns casos depois de semanas a alta médica e dada e o paciente retorna para casa, em outros o processo é mais demorado, o que torna a internação ser mais delicada.

O acompanhamento familiar é peça chave durante a internação de uma pessoa com surto psicótico, diminuindo muito o tempo de internação. Sempre que possível, a presença de familiares, o contato de amigos, faz com que a pessoa doente se lembre do mundo fora da clínica de reabilitação e aumente com o tempo, as chances de sucesso do tratamento aumentam consideravelmente.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que o ideal é que a internação seja feita por livre e espontânea vontade da pessoa.

No entanto, existem situações em que ela perdeu total controle e se a família perceber que ela está colocando em risco sua própria vida, é possível a internação contra sua vontade.

 Se você ou alguém que você conhece está passando por um surto psicótico, não hesite em procurar ajuda profissional. Com o apoio certo, a pessoa pode voltar a viver uma vida saudável e feliz.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.