Índice
ToggleO que são drogas psicoativas ou psicotrópicas, são drogas que agem principalmente no sistema nervoso central do corpo humano, onde elas alteram a função cerebral e temporariamente muda a percepção, as drogas psicoativas afetam a mente, comportamento e o humor de uma pessoa. Saiba o que são drogas psicoativas.
Elas podem ser classificadas em várias categorias, incluindo estimulantes, depressores e alucinógenos. Nesse texto abordaremos as categorias das drogas psicoativas, seus malefícios e maneiras de tratar o vício em uma clínica de recuperação Atibaia.
Muitas drogas psicoativas são usadas recreativamente (o que não é recomendado), mas elas também são usadas para fins médicos, como no tratamento de transtornos mentais e dores crônicas. Por isso é importante saber o que são droga psicoativas.
No entanto, o uso indevido de drogas psicoativas pode levar a problemas graves de saúde e dependência química, modificando a qualidade de vida da pessoa que faz uso, trazendo problemas físicos e principalmente problemas da ordem psicológica.
O que são drogas psicoativas
As drogas psicoativas ou psicotrópicas, agem modificando o sistema nervoso central ou (SNC), assim, alterando algumas funções corporais.
Dependendo do tipo de droga da qual as drogas psicotrópicas são classificadas, elas agem de uma forma no corpo do usuário, mudando o poder de cognição, de comportamento e de percepção (todas funções motoras).
As drogas psicoativas são classificadas em três subgrupos, veja quais são e o que são drogas psicoativas:
- O que são drogas psicoativas depressoras: Esse tipo de droga diminui a atividade cerebral, deixando assim o organismo mais lento. Dentre as drogas psicoativas depressoras se encontram o álcool, os soníferos, tranquilizantes, a morfina e o ópio, e os inalantes. O uso excessivo de drogas depressoras pode levar a problemas respiratórios, diminuição da frequência cardíaca e depressão respiratória.
- O que são drogas psicoativas estimulantes: Essas drogas aumentam a atividade mental, e como o próprio nome diz, estimulam o sistema nervoso central (SNC). Tem como prioridade, afetar o cérebro, fazendo trabalhar de forma acelerada. A anfetamina que é um estimulante, é usada para entrar em estado de euforia, durante o uso recreativo. O uso excessivo de estimulantes pode levar a problemas de saúde, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, insônia e ansiedade. Na medicina a anfetamina é usada para tratar doenças neurológicas e déficit de atenção.
- O que são drogas psicoativas perturbadoras: Assim como as drogas psicoativas estimulantes, as drogas perturbadoras agem diretamente no sistema nervoso central (SNC). Algumas drogas como a maconha, cogumelos alucinógenos (não comestíveis), ácido lisérgico (conhecido como doce) e o ectasy são alguns exemplos. O uso excessivo de alucinógenos pode levar a problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, crises de humor e quadro psicótico.
Substâncias psicoativas
Embora muitas substâncias psicoativas sejam usadas para fins médicos legítimos, elas também podem ser altamente viciantes.
O que prova que o uso indiscriminado e recorrente de drogas psicoativas, provoca vício e suas fases.
O uso indevido de drogas psicoativas pode levar a problemas graves de saúde e dependência química.
A dependência se desenvolve de forma progressiva e suas formas variam segundo o que é consumido e os fatores físicos, psicológicos e sociais da pessoa.
Além disso, o nível de dependência pode variar de uma pessoa à outra, de uma situação à outra.
A dependência química ocorre quando uma pessoa precisa usar uma droga para se sentir “normal” e pode levar a problemas financeiros, legais e sociais.
O dependente químico pode ter comportamentos não naturais e apresentar sintomas comum em pessoas viciadas em alguma substância que afeta diretamente o sistema nervoso central (SNC).
É preciso saber como lidar com um dependente químico para ajuda-lo da melhor maneira a encontrar o tratamento adequado.
“Na minha formatura de oitava série, toda a classe fez uma viagem para o litoral de São Paulo, fizemos a programação das festas e das praias que a gente ia visitar. Meus amigos levaram cogumelos alucinógenos para a viagem e todo mundo ainda no carro comeu um cogumelo, eu nunca havia experimentado, só tomava cerveja e algumas vezes eu tinha fumado maconha, comi um cogumelo desidratado e fiquei esperando pra ver o que ia acontecer, eu não sabia o que são drogas psicoativas. O tempo passava e eu não sentia nada, chegando na casa que alugamos eu comecei a passar mal, ter falta de ar e taquicardia, uma sensação horrível no meu corpo, a partir desse momento eu entrei em estado de delírio e não me lembro de mais nada. A próxima coisa que eu lembro foi de ter acordado em uma clínica de reabilitação cinco dias depois, amarrado em uma cama e totalmente medicado, não conseguia raciocinar, me lembrar de nada e nem de ninguém. Meu tratamento durou um ano, depois de alguns dia os médicos me contaram que eu tive um surto psicótico grave que durou dois dias. Meus familiares optaram pela internação involuntária. Iniciei o tratamento com terapias em grupo unida a medicação. Hoje ainda tomo alguns medicamentos para conter minha ansiedade.”
F.S.L – 35 anos
A melhor maneira de prevenir o abuso de drogas psicoativas é a educação.
Leia também:
É importante que as pessoas entendam os riscos associados ao uso indevido e entendam o que são drogas psicoativas. Além disso, é importante que as pessoas saibam que há muitas opções de tratamento disponíveis para aqueles que lutam contra a dependência química, e também é importante saber o que são drogas psicoativas.
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a dependência química, é importante buscar ajuda profissional imediatamente.
Existem muitas opções de tratamento disponíveis, incluindo aconselhamento, clínica de recuperação em Valinhos, grupos de apoio e medicamentos para ajudar a gerenciar a dependência.
Efeitos das drogas psicoativas
Quando uma pessoa procura por uma droga psicotrópica, ela está procurando viver momentos intensos e prazerosos, querendo se sentir relaxado e otimista. Mesmo não sabendo que são drogas psicoativas.
No momento do uso isso tudo acontece, mas o que vem depois é perigoso para a saúde mental e física da pessoa que está procurando as drogas psicoativas.
Os Efeitos são variados e de pessoa para pessoa pode ser diferente, alguns casos de surto psicótico já foram relatados, pessoas que fazem o uso de drogas psicoativas correm o risco de não voltarem ao seu estado normal, ou após um longo tratamento em uma clinica de reabilitação, é possível voltar ao estado normal de saúde mental.
Os transtornos mais comuns relacionados ao uso de drogas psicoativas no corpo humano são:
- Doenças cardiovasculares
- Depressão
- Ansiedade
- Esquizofrenia
Clínicas de reabilitação para drogas psicoativas
O tratamento em uma clínica de reabilitação em Bauru para drogas psicoativas é a maneira mais eficiente para tratar uma pessoa viciada em substâncias psicotrópicas, é um longo caminho para se ver livre novamente das drogas psicoativas, com ajuda médica especializada, terapias em grupo, psicoterapia, as chances de recuperação aumentam e o tempo de internação diminui consideravelmente. Primeiramente dentro de um tratamento, o paciente precisa saber o que são drogas psicoativas.
Somente dentro de um ambiente seguro e controlado, o usuário de drogas psicoativas consegue suportar os sintomas da abstinência.
Talvez a pior parte do tratamento, as crises de abstinência podem ser leves, moderadas ou severas. Por isso a clínica de reabilitação é o lugar mais seguro e confortável para que se inicie o tratamento de desintoxicação de qualquer substância ou mudança de comportamento.
Cuidando de cada paciente de modo humanizado, priorizando a saúde física e mental de todo paciente, mantendo contato com familiares e colocando sempre a disposição para qualquer contato ou duvida com relação ao paciente.
A desintoxicação é a limpeza das substâncias tóxicas do corpo do paciente, esse costuma ser um dos primeiros passos após a admissão do paciente em uma clínica de recuperação em Osasco.
Um processo que tem como objetivo principal e como o nome mesmo diz, diminuir ou até mesmo eliminar todas as substâncias tóxicas que existem dentro do corpo do paciente em tratamento.
O tempo de internação para tratar o caso de abuso de drogas psicoativas pode variar muito, dependendo do estado físico e mental do paciente, sendo preciso examinar o histórico de saúde mental da família do paciente e a ficha médica, para saber quais medicamentos podem ser aplicados no tratamento de limpeza das substâncias tóxicas do corpo.
A terapia comportamental pode ajudar os indivíduos a aprender a lidar com os gatilhos que levam ao uso de drogas psicoativas.
O aconselhamento individual e em grupo pode fornecer apoio emocional e incentivo para permanecer sóbrio e compreender o males e o que são drogas psicoativas.
Medicamentos como a naloxona, metadona e naltrexona, são receitados por médicos que fazem o acompanhamento do paciente e podem ser ministrados para ajudar a controlar os sintomas de abstinência e reduzir a vontade de usar drogas psicoativas.
Tratar a dependência em drogas psicoativas pode ser um processo longo e difícil tanto para pacientes, quanto para familiares e amigos que também sofrem com a separação temporária, no entanto, a internação em uma clínica de reabilitação é muito eficiente, o objetivo principal é a melhora mental e física do paciente, para que quando o contato com a sociedade seja totalmente estabelecido, não se tenha mais o hábito de usar qualquer tipo de droga.
Para sucesso total do tratamento contra drogas psicoativas, o paciente precisa estar ciente sobre o que são drogas psicoativas e também que não existe um fim para o acompanhamento, tendo sempre que médico e paciente estarem em contato para saber como anda os sintomas mentais que podem acontecer devido ao abuso de drogas psicoativas. É possível viver uma vida normal após um processo de reabilitação.
Psicoativas ou Psicotrópicas
As drogas psicoativas ou drogas psicotrópicas podem ter efeitos profundos na saúde física e mental de uma pessoa, como já foi relatado.
É importante que as pessoas entendam os riscos associados ao uso indevido de drogas psicoativas e busquem ajuda profissional para lutarem contra a dependência química. A educação e a conscientização são as melhores formas de prevenir o abuso de drogas psicoativas e promover um estilo de vida saudável e livre de drogas.
Além disso, a prevenção é crucial no combate ao uso indevido de drogas psicoativas.
Isso envolve a conscientização sobre os perigos do uso de drogas, educação sobre o que são drogas psicoativas e sobre os efeitos a curto e longo prazo das drogas psicoativas além de promoção de comportamentos saudáveis.
O apoio da família, amigos e da comunidade também é importante na prevenção do uso indevido de qualquer tipo de droga, além da importância de todos saberem o que são drogas psicoativas.
É importante lembrar que muitas substâncias psicoativas podem ser usadas legalmente, como a cafeína, o álcool e alguns medicamentos prescritos.
Mas, as drogas ilícitas são as que trazem os maiores índices de dependência, de mortes e de problemas de saúde física e mental.
A maior pesquisa já realizado no mundo sobre o assunto relacionado as drogas ilícitas, realizada pela Global Drug Survey 2017, contou com 50 países, incluindo o Brasil com 3 mil participantes em um total de quase 120 mil usuários, trazendo dados estatísticos das 10 drogas mais consumidas em 2016:
- álcool (94,1%);
- maconha (60%);
- tabaco (47,6%);
- energéticos a base de cafeína (42,8%);
- cocaína (19,1%);
- MDMA-Ecstasy (19%);
- anfetaminas (12,2%),
- LSD (11,4%),
- cogumelos alucinógenos (10,4%)
- opióides com prescrição (8,9%).
O uso indevido de drogas psicoativas pode levar a sérios problemas de saúde e dependência química.
É importante que as pessoas entendam o que são drogas psicoativas, os riscos associados ao uso indevido de qualquer tipo de drogas e busquem ajuda profissional e entender qual o melhor tratamento para dependência química.
A prevenção também é importante para reduzir o uso indevido de drogas psicoativas. Com o tratamento adequado, as pessoas podem superar a dependência química e voltar a uma vida saudável e produtiva.