Índice
Toggle
Muitas famílias, quando enfrentam um caso de dependência química, se perguntam internação compulsória como funciona, principalmente em situações em que a vida do usuário ou de terceiros está em risco.
O ideal é que o próprio dependente busque por tratamento em uma clínica, uma vez que essa motivação faz toda a diferença no seu processo de recuperação.
No entanto, nem sempre isso acontece, sendo necessária então uma internação contra a vontade da pessoa.
Portanto, se você está passando por isso e quer saber mais tudo sobre internação compulsória como funciona, continue a leitura e entenda!
Internação compulsória como funciona?
Antes de explicar internação compulsória como funciona, o que é esse tipo de internação? Diferentemente da internação voluntária, isto é, quando parte da própria pessoa buscar tratamento, ou da involuntária, que é quando a família ou terceiros solicitam a internação, no caso da compulsória, não depende nem da pessoa nem de terceiros. Ou seja, não é necessária a autorização familiar. A internação compulsória consiste em uma decisão tomada por um juiz, por considerar que aquela pessoa está colocando a sua vida e de outros em risco. Para tanto, o juiz se baseia em um laudo médico, que geralmente é elaborado por um psiquiatra, onde relata todos os riscos que a pessoa representa para ela mesma e para a sociedade. Sendo assim, internação compulsória como funciona? Uma vez que é uma medida mais incisiva, é de extrema importância ter muita cautela, e justamente por isso que é preciso seguir todo um protocolo:- O paciente deve ser avaliado por um profissional habilitado, e com base nas suas condições físicas e mentais, é então feito um laudo que mostre que ele é uma ameaça para si mesmo e para outras pessoas;
- O médico encaminha então o laudo para o Ministério Público solicitando a internação;
- Em seguida, esse processo é encaminhado para um juiz, que vai determinar a internação ou não.
Quando a internação compulsória é necessária?
Agora que você já entendeu sobre internação compulsória como funciona, quais são as situações em que a internação compulsória é a melhor solução? Portanto, a internação compulsória é indicada quando o usuário:- Tentou o suicídio;
- Comete crimes para alimentar o vício;
- Apresenta comportamentos agressivos e de risco;
- Tem total perda de controle.