Drogas na família

Muitos autores afirmam que drogas na família, ou seja, algum membro familiar que usa drogas ou álcool, têm uma relação com as interações e conflitos que existem ali.

Seja por uma disciplina muito permissiva, severa ou inconsistente, situações de violência, ou mesmo o consumo de drogas pelos pais ou a presença de algum problema mental.

Na verdade, existem inúmeros fatores que podem fazer com que uma pessoa comece a usar drogas, mas é importante estar atento aos primeiros sinais e se possível, buscar ajuda profissional o quanto antes.

Sendo assim, se você está enfrentando um problema de drogas na família, é importante continuar lendo esse artigo para entender a maneira mais adequada para lidar com essa situação!

Drogas na família o que fazer?

Em primeiro lugar, saiba que um problema de drogas na família pode acontecer em qualquer uma, porém, quanto mais você esperar para agir, mais difícil será.

É claro que é uma situação muito complicada, particularmente quando se trata de adolescentes.

Por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais e não ficar dando desculpas, pois muitas vezes o futuro de um jovem depende do que os pais fazem (ou não fazem).

Um outro ponto é que os pais devem superar seus próprios medos, pois alguns têm a impressão de que seus filhos se afastarão se tomarem medidas mais incisivas.

Mas, educar o jovem é também estabelecer limites, os quais irão garantir sua segurança.

Além disso, no caso de drogas na família, é normal sentir emoções como culpa, raiva e insegurança. Dessa forma, se você sentir que não é capaz de lidar com isso, a dica é pedir ajuda de um profissional.

Não se esqueça que família ideal não existe. Todas as famílias têm problemas e erram, tanto os filhos quanto os pais.

Portanto, na qualidade de pais, é necessário prestar atenção na personalidade, vulnerabilidade, genética, nos amigos e no comportamento do seu filho.

Isso porque, quanto mais expostos aos riscos, mais você deve estar por perto e ajudá-los a encontrar maneiras de encarar a situação.

Aprenda a identificar drogas na família

Se você pensa que um membro da sua família está usando drogas, é importante que você conheça os sinais de um abuso de substâncias.

O uso abusivo de drogas ou álcool  é um problema grave, uma vez que o consumo excessivo pode afetar seriamente as capacidades e criar uma dependência.

Além disso, um problema de drogas na família traz consequências sérias para toda a família, desde conflitos familiares até a codependência.

Portanto, alguns sinais indicam a presença de um abuso de álcool ou drogas e não são muito fáceis de reconhecer, mas que tem efeitos nefastos em todos os aspectos da vida da pessoa.

Sendo assim, veja alguns sinais para identificar drogas na família:

  • Agitação;
  • Comportamento agressivo;
  • Dificuldade em articular frases;
  • Faltar no trabalho ou escola;
  • Baixo desempenho;
  • Mudanças nos hábitos de sono e alimentação;
  • Diminuição da concentração e memória;
  • Guardar segredo sobre suas atividades;
  • Necessidade excessiva de dinheiro;
  • Não cuidar da sua aparência;
  • Perda geral de motivação;
  • Oscilações de humor;
  • Fazer um novo grupo de amigos.

Esses sinais podem indicar um consumo de álcool ou drogas, mas podem também indicar outros problemas, como problemas de saúde mental.

Seja o que for, é importante levar cada um desses sinais muito a sério e não fingir que nada está acontecendo.

Dicas para saber como lidar com drogas na família

Como já mencionado, quando uma pessoa se vê diante de um problema de drogas na família, é normal sentir tristeza, medo, raiva ou vergonha.

Agora, se a pessoa não quiser ajuda, você pode conversar com um profissional para te aliviar e identificar os limites nessa situação.

Tenha em mente que você não pode ajudar a pessoa além dos seus limites ou tentar controlá-lo.

Ele é responsável pelos seus atos e somente ele pode decidir mudar, e às vezes, nem ele reconhece sua dependência.

Portanto, veja algumas dicas para saber como lidar com drogas na família, todas com base de como lidei com o meu filho:

  • Espere o bom momento, ou seja, que a pessoa não esteja sob o efeito do produto;
  • Fale de você. Falar na “primeira pessoa” funciona muito mais do que falar do outro. Por exemplo, “Ontem, eu vi que você bebeu/usou drogas”; “Estou triste de te ver assim”; “Eu sei que existem pessoas que podem te ajudar”. No meu caso, quando meu filho negava ou minimizava os fatos, eu não insistia;
  • Não faça as coisas no seu lugar, isso não vai ajudar. Eu cometi o erro de esconder as chaves de casa e do carro, e ele sempre encontrava uma maneira de usar a droga;
  • É importante encontrar a maneira certa de ajudar a pessoa, ou seja, uma maneira na qual você se respeite e respeite os limites do outro. Por exemplo: “Eu concordo com o que ele me pediu?”;
  • Você tem o direito de recusar de fazer certas coisas, como esconder a gravidade da situação, ajudar a pessoa a se vestir quando não está em condições, etc.”

Com base nesse depoimento, é importante ter em mente que a família não é responsável nem culpada do que acontece ou pode acontecer.

Drogas na família quais os tratamentos

Se você está passando por um problema de drogas na família, saiba que existem tratamentos bastante eficazes, não apenas para ajudar o dependente em si, mas também dar suporte para a família.

Em alguns casos, sessões com um psicólogo são suficientes, porém, em outros, é necessária uma abordagem mais incisiva, como seguir um programa em uma clínica de recuperação sp, que pode durar algumas semanas ou meses.

Tudo vai depender do grau da dependência e claro, das particularidades de cada usuário, onde o tratamento pode incluir o uso de medicamentos associado à terapia.

O objetivo do tratamento é permitir a readaptação dos usuários, a fim de ajudá-los a viver de forma autônoma.

Inclusive, alguns tratamentos podem incluir uma terapia familiar.

Conclusão

Quando há uma situação de drogas na família, toda a família é afetada, e assim como o usuário, a família também precisa de ajuda.

Portanto, caso você perceba que alguém próximo está usando álcool ou drogas, não pense duas vezes e peça ajuda o quanto antes.

Caso contrário, a situação pode sair do controle e sem falar nos sérios riscos à saúde física e mental!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Compartilhe essa informação

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas.