Índice
Toggle
Os 12 passos aa são a base do sucesso da recuperação de milhares de alcoólatras em todo o mundo.
O movimento Alcoólicos Anônimos, fundado nos Estados Unidos em 1935, compreende milhões de membros em mais de 150 países, e representa o grupo de apoio mais importante do mundo.
Essa organização se fundamenta principalmente em um sistema de valor, um programa de ação em 12 etapas e uma fraternidade de suporte.
Enfim, se você enfrenta um problema de dependência alcoólica na sua família ou tem um amigo, vale a pena continuar a leitura e conhecer mais sobre os 12 passos aa, assim como toda a história dos Alcoólicos Anônimos.
12 passos aa: como tudo começou
Para você entender cada um dos 12 passos aa, é importante saber como tudo começou. O grupo dos Alcoólicos Anônimos remonta a 1935, em Akron, Ohio, resultando do encontro de Bill W., um corretor da bolsa de valores de Nova York, com o médico Bob S., um cirurgião de Akron. Todos os dois tinham um passado de alcoolismo. Antes de se encontrarem, Bill e o Dr. Bob tiveram contato com o Grupo Oxford, que era um movimento não alcoólico, focando nos valores espirituais universais na vida cotidiana. Sob essa influência espiritual e com a ajuda de um amigo, Bill conseguiu abandonar o vício e manteve seu restabelecimento trabalhando com outros alcoólatras. No entanto, antes de se encontrar com o Dr. Bob, nenhum dos outros alcoólicos tinha alcançado a sobriedade. Por outro lado, a adesão do Dr. Bob ao Grupo Oxford não o ajudou a alcançar a abstinência, e quando finalmente se encontrou com Bill, o efeito no médico foi imediato. Isso porque, estava frente a frente com uma pessoa que tinha conseguido se livrar do álcool. Bill afirmou que o alcoolismo era uma doença da alma, das emoções e do corpo. E ao ouvir Bill, o Dr. Bob se tornou rapidamente abstinente para nunca mais beber. Esse foi o início dos Alcoólicos Anônimos, e com base nos valores que aprenderam no Grupo Oxford, isso os guiou para elaborar os 12 passos aa. A partir daí, vários outros grupos foram surgindo pelo mundo e não é à toa que os Alcoólicos Anônimos têm recuperado centenas de alcoólicos.Quais os 12 passos do aa?
Agora que você conhece um pouco da história e como tudo começou, veja, a seguir, os 12 passos do aa:- Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
- Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
- Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
- Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
- Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
- Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
- Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
- Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
- Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
- Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitimos prontamente.
- Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
- Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.